Queridos leitores! Primeiramente quero desejar-lhes um feliz ano novo, estendido às suas respectivas famílias, repleto de muita saúde, felicidades e claro, automobilismo. E nesse clima de virada de ano, começa a nossa expectativa a respeito da próxima edição das Mil Milhas Brasileiras, que será disputada no dia 28 de janeiro de 2024, com a tradicional largada à meia-noite.
Até lá, estaremos relembrando histórias da prova e trazendo notícias a respeito da próxima edição, com postagens regulares e conteúdo inédito.
Então, hoje falaremos de um carro vencedor, não só das Mil Milhas, mas de várias outras provas, sobretudo do campeonato brasileiro de endurance. Trata-se do Protótipo AJR nº 175, do qual sou fã confesso, quem em 2023 foi pilotado por Emilio Padron, Fernando Fortes, Fernando Ohashi e Henrique Assunção.
O bólido em questão fora lançado pela JLM Racing (capitaneada pelo piloto Juliano Moro) em 2017, cujo projeto, que levou 02 (dois) anos de desenvolvimento, fora fruto de parceria com a Metalmoro, tradicional construtora gaúcha de carros de corrida. Possui chassis com estrutura tubular em aço cromo molibdênio, carenagem de composite e fibra de carbono nas asas – a traseira possui o sistema de asa móvel utilizado na Fórmula 1 - entre outros recursos que o tornam um carro muito veloz nas retas e com bastante downforce nas curvas.
Em que pese o primeiro AJR construído ter sido equipado com motor Honda K20 Turbo, a sua construção foi feita objetivando a possibilidade de utilização de diversas opções de motorização, de acordo com as possibilidades financeiras de cada equipe. Como por exemplo, o AJR nº 175 do qual falamos, fora equipado com motor Ford Coyote V8, além de ter sido pintado com uma bela tonalidade de verde.
Nos treinos, o carro nº 175 largou da pole position com o tempo de 1min31s320, o que representou a vantagem de 0s788 para o segundo colocado, o Protótipo Sigma P1 (vencedor da prova de 2022), conduzido por Bia Figueiredo, Aldo Piedade, Sérgio Jimenez e Pedro Queirolo.
Após a largada, a briga pela ponta ficou entre os dois primeiros colocados, enquanto que durante a madrugada, o Sigma teve problemas no alternador e terminou por abandonar a prova no começo da manhã, em virtude da quebra da suspensão. A partir das 06 horas de corrida (volta 157), o AJR passou a liderar de forma absoluta, pois nesse ínterim, o Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport da Stuttgart também chegou a ocupar a primeira posição na geral na parte noturna.
Mesmo com problemas em um pit stop, que fizeram com que o AJR caísse para a décima segunda posição na classificação geral, a vitória fora conquistada com 05 voltas de vantagem para o Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport da Equipe Stuttgart.
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