"Um espaço reservado para falar das lembranças, histórias e episódios dos mais de 60 anos de Mil Milhas Brasileiras. E de outras coisas mais!"

sábado, 25 de junho de 2011

Réplica de BMW M1 de Alfredo Santilli



















O paulistano Alfredo Santilli foi um dos mais destacados pilotos de carretera da década de 50. Entre vitórias e performances destacadas, chegou a ser Campeão Paulista da Categoria Turismo de Força Livre (as famosas carreteras) em 1957. Além de piloto, Alfredo foi um exímio mecânico, tanto que durante a carreira, sempre preparou seus carros, tendo oficina própria existente até hoje.

Em 1991, já com 70 anos de idade, iniciou em sua oficina a construção de uma réplica de BMW M1, equipada com motor Corvette V8 (vindo de sua antiga carretera), câmbio de D-20 com diferencial Dana 44, freios de F-4000 e pneus slick. Uma das inusitadas soluções mecânicas do carro - muito devido à dificuldade de se encontrar componentes de alta performance - era o fato do motor ser instalado numa posição invertida, o que hoje é usual em carros com motor central. O projeto levou 2 anos para ser concluído e quando estava pronto para a BMW correr nas Mil Milhas de 1993, Alfredo teve pena de colocar o carro na pista e desistiu:
- Depois de toda dedicação e dois anos de trabalho, não tive coragem de colocá-lo nas pistas.

Alfredo confirmava o poder de fogo da BMW, que dizia chegar aos 260 km/h. Este carro permaneceu durante bom tempo à venda em um site de compras pelo valor de R$ 65.000. Seu atual propietário, Giancarlo Cerino, o restaurou pintando-o com as cores da BMW M1 que Nelson Piquet pilotou e foi campeão da Procar Series em 1980.

Fonte e fotos de época:


Fotos recentes:


4 comentários:

  1. Vi matéria sobre esta réplica e seu construtor na Oficina Mecânica. Este carro, o M1 original, é uma brilhante e fantástica inspiração. O original, com sua suspensão e seu motor de 6 cilindros em linha, é apaixonante.

    ResponderExcluir
  2. É verdade amigo. Sem sobra de dúvidas a BMW M1 é um dos maiores clássicos da história do automobilismo. Muito obrigado pelo comentário, grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Sou bisneto do Alfredo, me chamo Guilherme por causa do meu avô!
    Obrigado pela matéria! É um felicidade grande ver alguém escrevendo sobre os projetos do meu bisavô!
    Se tiver mais fotos dele e puder me enviar eu agradeço. Pretendo fazer um álbum para eternizar a história da família nas pistas.
    Um abraço
    Guilherme Visconti
    guivisc@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Guilherme! Eu é que agradeço pelo seu comentário, seja bem vindo a esse nosso espaço.

      Infelizmente não possuo mais informações ou fotos em relação à BMW projetada pelo seu avô. Mas vou pesquisar em meus arquivos se possuo algo sobre as participações dele nas Mil Milhas.

      Grande abraço, fique na paz!

      Excluir