"Um espaço reservado para falar das lembranças, histórias e episódios dos mais de 60 anos de Mil Milhas Brasileiras. E de outras coisas mais!"

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

O Fiat 147 nas Mil Milhas Brasileiras










Amado por uns, odiado por outros, esse é Fiat 147. O primeiro modelo fabricado pela Fiat no Brasil, isto em 1976, coleciona muitos fãs e inimigos ao mesmo tempo. Nas Mil Milhas Brasileiras, o carro teve estréia tardia, já que na década de 70, a última edição da prova foi disputada em 1973, 3 anos antes do lançamento do carro. Portanto, a estréia só pode realizar-se em 1981, no retorno da prova ao calendário nacional.

Naquela edição, o maior destaque da marca ficou por conta do 13º lugar do trio Emílio Camanzi, Charles Marzanasco Filho e Paulo Mafra, com o Fiat nº 59 (com a conhecida frente Europa), preparado sob regulamento da Divisão 1. Na prova seguinte, realizada em 1983, o desempenho foi melhor, já que um modelo da marca alcançou o 8º lugar na classificação geral. O carro em questão foi o Spazio nº 48 de Atilla Sipos, José “Coelho” Romano e Hélio Matheus.

Para a prova de 1984, foram inscritos carros bem preparados, pilotados por nomes famosos como: Toninho da Matta, Atilla Sippos e Egon Herzfeldt. O resultado foi nada menos do que 4 modelos da linha entre os 10 primeiros colocados, sendo que na frente dos Fiat, só os grandes e potentes Opalas da Stock Car. Os Fiat's melhores colocados foram:

 
5o Fiat Spazio Nº 26 José David e Sílvio Zambello SP – 193 voltas
6o Fiat Oggi Nº 64 Egon Herzfeldt e Atilla Sipos RS/SP – 193 voltas
7o Fiat Spazio Nº 71 Cláudio Girotto, Giussepe Marinelli e Toninho da Matta SP/SP/MG – 192 voltas
10o Fiat Spazio Nº 54 Walter Travaglini e René Lofti SP – 190 voltas

Em 1985, apenas um Fiat da linha 147 terminou a prova entre os 10 primeiros colocados. Pilotado por José David, José "Coelho" Romano e Marcelo Rebizzi, o Spazio nº 26 alcançou a 10º posição na classificação geral, com 181 voltas completadas. Neste ano, houve a estréia de seu sucessor, o Uno, o que diminuiria a presença do 147 nas pistas.

A última vez em que um Fiat 147 (seja ele frente alta, Europa ou Spazio) alcançou uma boa posição na classificação geral foi em 1988, com o 8º lugar do Fiat Oggi de Carlos Teixeira, Irineu Gabriel e Francisco Gabriel, após 186 voltas completadas.

2 comentários:

  1. Boa tarde, por favor teria mais fotos do Fiat "Primorosa" #99 por favor? Ou poderia indicar quem teria esse material? Obrigado!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo! Infelizmente não possuo mais do que está pulicado no blog. Dê uma olhada no menu Fiat 147, do lado direito da página, de repente pode ter outra foto. Grande abraço

      Excluir