Nos 56 anos de Mil
Milhas, é redundante falar sobre a tremenda evolução dos bólidos utilizados na
competição. Das iniciais carreteras até os esportivos GT’s, a tecnologia
automobilística deu um enorme salto. A título de curiosidade e comparação sem
parâmetros rígidos, resolvi fazer uma pesquisa sobre os melhores tempos de
volta na pista de Interlagos registrados durante edições da Mil Milhas
Brasileiras. Dividi a pesquisa em duas partes: A primeira compreende os tempos
do traçado antigo e segunda compreende as corridas pós 1990, realizadas no
atual traçado. Vamos aos números:
1956 : A melhor volta
da prova foi registrada pela carretera Chevrolet nº 70, com 4min16s
1966: Camilo
Christófaro registra nos treinos o tempo de 3min55s6, com sua carretera
Chevrolet nº 18, a vencedora da prova.
1967: Emerson
Fittipaldi bate o recorde da pista, ao estabelecer nos treinos a marca de 3min31s8,
com o Fitti-Porsche, o carro mais rápido do Brasil até então.
1970: Após a primeira
grande reforma de Interlagos, o melhor tempo de volta registrado em uma Mil
Milhas foi de 2min58s5, pela Ferrari 512S de Giampiero Moretti/Conrado Manfredini.
1973: Pedro Victor
Delamare, em seu voo baixo e curto (durou apenas 4 voltas), registra na 4ª
volta da prova o tempo de 3min26s7, com um Chevrolet Opala Divisão 3.
1984: A dupla Marcos
Gracia/Luiz Alberto Pereira marca a pole position, a bordo de um Opala Stock
Car com o tempo de 3min14s41.
1987: O Opala Stock Car
evolui ainda mais e a dupla Ingo Hoffmann/Sávio Murilo, registra a pole da
prova com o tempo de 3min05s90.
Daqui em diante, os
tempos de volta são referentes ao novo traçado:
1990: Paulo Gomes e
Fabio Sotto Mayor levam seu Opala Stock Car ao primeiro lugar no grid com o
tempo de 1min49s520.
1992: A volta mais
rápida da prova foi registrada pelo Opala de Adalberto Jardim, com o tempo de
1min52s921. A largada foi dada sob a luz do sol.
1993: Entre os vários
carros de turismo, um protótipo histórico fez a pole position da prova. O Avallone
– Chevrolet de Dimas de Melo Pimenta Filho/Walter “Tucano” Barchi/Denísio
Casarini marca o tempo de 1min43s832.
1994: A dupla Wilsinho
Fittipaldi/Christian Fittipaldi larga na pole após registrar o tempo de
1min43s438, com o Porsche 911 RSR.
1995: Wilsinho voa
baixo e larga na pole com após registrar 1min41s809. Durante a prova conseguiu
ser mais rápido ainda, e registrou a melhor volta com o tempo de 1min41s320. Os
tempos de volta de outros fortes concorrentes à vitória foram:
·
BMW
M3 de Nelson Piquet: 1min46s305
·
Corvette V8 da família Pimenta:
1min51s750
1998: A pole position foi marcada por Antônio Hermann/Franz Konrad/Gualter Salles, com um Porsche 911, e o tempo de 1min40s152.
2002: O
Lister Storm V12 de Alcides Diniz voa no pouco tempo em que permanece na pista.
Marcou a pole com o tempo de 1min38s899.
2004: O Protótipo
Radical I, de Walmir
Benavides(SP)/Eduardo Pamplona(RJ)/Michael Vergers(HOL), com propulsor da motocicleta Suzuki
Hayabusa, marca a melhor volta da prova, desbancando Porsche, Viper GT e Audi
TT, com o tempo de 1min38s945.
2005: Um verdadeiro
espetáculo de carros potentes e velozes na pista, apesar do mau tempo nos
treinos:
·
Saleen S7R – 1min33s401 (ainda registrou
a melhor volta da corrida com 1min34s592)
·
Audi TT-R – 1min33s429
·
Protótipo ZF V8: 1min31s795
·
Lister Storm: 1min36s672
2007: Após a troca do
asfalto de Interlagos, o show dos Protótipos da Le Mans Series:
·
Peugeot 908 HDi – 1min18s787
·
Chevrolet Corvette C6-R: 1min29s296
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