"Um espaço reservado para falar das lembranças, histórias e episódios dos mais de 60 anos de Mil Milhas Brasileiras. E de outras coisas mais!"

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Evolução dos tempos de volta



Nos 56 anos de Mil Milhas, é redundante falar sobre a tremenda evolução dos bólidos utilizados na competição. Das iniciais carreteras até os esportivos GT’s, a tecnologia automobilística deu um enorme salto. A título de curiosidade e comparação sem parâmetros rígidos, resolvi fazer uma pesquisa sobre os melhores tempos de volta na pista de Interlagos registrados durante edições da Mil Milhas Brasileiras. Dividi a pesquisa em duas partes: A primeira compreende os tempos do traçado antigo e segunda compreende as corridas pós 1990, realizadas no atual traçado. Vamos aos números:

1956 : A melhor volta da prova foi registrada pela carretera Chevrolet nº 70, com 4min16s

1966: Camilo Christófaro registra nos treinos o tempo de 3min55s6, com sua carretera Chevrolet nº 18, a vencedora da prova.

1967: Emerson Fittipaldi bate o recorde da pista, ao estabelecer nos treinos a marca de 3min31s8, com o Fitti-Porsche, o carro mais rápido do Brasil até então.

1970: Após a primeira grande reforma de Interlagos, o melhor tempo de volta registrado em uma Mil Milhas foi de 2min58s5, pela Ferrari 512S de Giampiero Moretti/Conrado Manfredini.

1973: Pedro Victor Delamare, em seu voo baixo e curto (durou apenas 4 voltas), registra na 4ª volta da prova o tempo de 3min26s7, com um Chevrolet Opala Divisão 3.

1984: A dupla Marcos Gracia/Luiz Alberto Pereira marca a pole position, a bordo de um Opala Stock Car com o tempo de 3min14s41.

1987: O Opala Stock Car evolui ainda mais e a dupla Ingo Hoffmann/Sávio Murilo, registra a pole da prova com o tempo de 3min05s90.

Daqui em diante, os tempos de volta são referentes ao novo traçado:

1990: Paulo Gomes e Fabio Sotto Mayor levam seu Opala Stock Car ao primeiro lugar no grid com o tempo de 1min49s520.

1992: A volta mais rápida da prova foi registrada pelo Opala de Adalberto Jardim, com o tempo de 1min52s921. A largada foi dada sob a luz do sol.

1993: Entre os vários carros de turismo, um protótipo histórico fez a pole position da prova. O Avallone – Chevrolet de Dimas de Melo Pimenta Filho/Walter “Tucano” Barchi/Denísio Casarini marca o tempo de 1min43s832.

1994: A dupla Wilsinho Fittipaldi/Christian Fittipaldi larga na pole após registrar o tempo de 1min43s438, com o Porsche 911 RSR.

1995: Wilsinho voa baixo e larga na pole com após registrar 1min41s809. Durante a prova conseguiu ser mais rápido ainda, e registrou a melhor volta com o tempo de 1min41s320. Os tempos de volta de outros fortes concorrentes à vitória foram:

·         BMW M3 de Nelson Piquet: 1min46s305
·         Corvette V8 da família Pimenta: 1min51s750

1998: A pole position foi marcada por Antônio Hermann/Franz Konrad/Gualter Salles, com um Porsche 911, e o tempo de 1min40s152.

2002: O Lister Storm V12 de Alcides Diniz voa no pouco tempo em que permanece na pista. Marcou a pole com o tempo de 1min38s899.

2004: O Protótipo Radical I, de Walmir Benavides(SP)/Eduardo Pamplona(RJ)/Michael Vergers(HOL), com propulsor da motocicleta Suzuki Hayabusa, marca a melhor volta da prova, desbancando Porsche, Viper GT e Audi TT, com o tempo de 1min38s945.

2005: Um verdadeiro espetáculo de carros potentes e velozes na pista, apesar do mau tempo nos treinos:

·         Saleen S7R – 1min33s401 (ainda registrou a melhor volta da corrida com 1min34s592)
·         Audi TT-R – 1min33s429
·         Protótipo ZF V8: 1min31s795
·         Lister Storm: 1min36s672

2007: Após a troca do asfalto de Interlagos, o show dos Protótipos da Le Mans Series:

·         Peugeot 908 HDi – 1min18s787
·         Chevrolet Corvette C6-R: 1min29s296

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