Faz tempo que não falamos sobre arrancada nesse blog. Então, no retorno da categoria à nossa pauta de assuntos, vamos relembrar um bólido que teve vida curta nas pistas, mas que impressionou pela sua estrutura e, sobretudo, pela força descomunal de seu motor.
Estamos falando do Maverick Pro Mod construído pela equipe Powertech de Curitiba, com larga experiência nas competições automobilísticas, inclusive na Stock Car Brasil. O bólido em questão, apelidado de "tubarão branco", fora construído em meados de 1996, e conta com chassi tubular em cromo-molibdênio e carroceria feita em fibra de vidro e de carbono, o que garante o baixo peso e resistência no caso de impactos.
Após vários anos parado, o piloto André Takeda alugou o carro e instalou nele a mecânica derivada de seu dragster, um motor Chevrolet V8 small block 6.2 litros, sobrealimentado por um blower regulado para 2.7 kg de pressão, o que resultava na potência aproximada de 1.700 cavalos, domada por um câmbio poweglide automático de 03 marchas.
A reestréia aconteceu durante o 11º Festival Força Livre de Arrancada, disputado na reta do Autódromo Internacional de Curitiba entre 25 e 28 de novembro de 2004. O Maverick chegou a andar na casa dos nove segundos, porém tal marca não refletiu o poder de fogo do carro, visto que era impossível mantê-lo em linha reta durante os 402 metros de puxada, tamanha a força do motor! No ano seguinte, André Takeda ainda registrou algumas participações no campeonato paranaense, porém os problemas com o acerto do carro fizeram com que o projeto fosse abortado.
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