"Um espaço reservado para falar das lembranças, histórias e episódios dos mais de 60 anos de Mil Milhas Brasileiras. E de outras coisas mais!"

domingo, 15 de setembro de 2019

O Piloto Elisio Netto


O talento para uma atividade ou esporte não possui preferência de endereço, classe social ou gênero, pois não são raros os exemplos de grandes nomes que nasceram em lugares ou condições que nada lhes favorecia na carreira. Como pensar que uma cidade do interior, pequena e distante da capital do estado, como Dois Riachos/AL, poderia ter uma Rainha do Futebol como Marta? E um mecânico australiano filho do dono de uma mercearia, que se tornaria tricampeão de Fórmula 1 e o único da história a vencer o campeonato como piloto dirigindo seu próprio carro? Todo o mérito para Sir. Jack Brabham.

A matéria de hoje é sobre o jovem Elisio Alves de Moraes Netto, de apenas 18 anos, que desde o ano passado, tem frequentado as primeiras posições do grid da categoria Fórmula Vee, coms resultados expressivos. Nascido em Arapiraca (segunda maior cidade do Estado de Alagoas), Elisio começou a se interessar pelo esporte a motor a partir da influência de seu pai, que sempre acompanhava as corridas de Fórmula 1 exibidas durante a madrugada.

O interesse só cresceu com o passar do tempo, e o primeiro contato com o automobilismo veio com a pilotagem de um kart amador na praça Ceci Cunha (Deputada Federal assassinada a tiros em dezembro de 1998, na noite de sua diplomação), em Arapiraca/AL. Depois disso, em 2017, vieram as participações nos campeonatos Sergipano, Baiano e Paraibano de Kart, sendo que os resultados mais destacados foram obtidos em Sergipe, com o 3º lugar na tabela final em duas ocasiões.

O próximo passo veio com a Fórmula Vee Júnior (categoria retomada em 2011 e disputada em Interlagos), e desde 2018, já são 05 (cinco) vitórias em Interlagos, com o vice-campeonato no ano de estréia. Além do Fórmula, Elisio já teve a oportunidade de guiar no Marcas de Pilotos do Nordeste, com resultados destacados. Como planos para o futuro próximo, estão as categorias Fórmula 4 Brasil e a Stock Car Light.

O maior desafio, conta o piloto, é a falta de patrocínio, pois no Nordeste ainda se sobrepõe a mentalidade de que apoio ao esporte é um gasto, e não um investimento. Como dizem os norte-americanos, "vença no domingo e venda na segunda"! Mas na contramão dessa mentalidade arcaica, a Farmácia São Tiago acredita no potencial do jovem Elisio, e o tem apoiado nesta temporada. E os convites para novos patrocinadores estão abertos!

Boa sorte piloto, você é um orgulho para o Estado de Alagoas!

Instagram: @pilotoelisionetto






4 comentários:

  1. Excelente matéria! Que o Elisio consiga angariar mais apoio para continuar evoluindo no esporte!

    ResponderExcluir
  2. A Revista Xereta também esta dentro deste projeto de incetivo ao futuro campeão da Formula I Elisio Moares Netto. Estamos juntos rumos as conquistas e vitórias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima notícia amigo! Esse garoto tem um grande talento, merece todo o apoio!

      Excluir