"Um espaço reservado para falar das lembranças, histórias e episódios dos mais de 60 anos de Mil Milhas Brasileiras. E de outras coisas mais!"

terça-feira, 21 de setembro de 2021

Djalma Fogaça: Dois momentos na Mil Milhas Brasileiras

A carreira de Djalma Fogaça, conhecido também como "Caipira Voador", dispensa maiores comentários, dado o sucesso que fez nos monopostos no início dos anos 90, passagem com vitória pela Stock Car e a longa carreira na antiga Fórmula Truck (atual Copa Truck), iniciada em meados de 1997.

Mas a sua história na Mil Milhas começa bem antes disso, já nos anos 80. Após a estréia em 1984, dois anos depois disputou a prova em dupla com Sebastião Andrade no Opala nº 04. Em uma corrida marcada pela chuva em grande parte de sua duração, Fogaça deu show no molhado, e reza a lenda, ao ponto de chamar a atenção do campeoníssimo Zeca Giaffone.

11 anos depois, fora inscrito novamente, desta feita para pilotar um AS Vectra - protótipo cujo AS do nome homenageia o tricampeão de F1 Ayrton Senna - fazendo dupla com Renato Russo. No grid, a marca de 1min45s031 foi suficiente para conquistar a 5ª posição. Contudo, quando estava na terceira posição, o protótipo apresentou problemas mecânicos, tendo que abandonar a prova.





2 comentários:

  1. Opa! Tem postagem nova, estou por aqui! Fogaça é uma das lendas do nosso automobilismo! O desempenho dele na edição das Mil Milhas de 1998, ao lado de seus companheiros, foi sensacional. Pena que a vitória não veio...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tamo junto irmão! Verdade, em 1998 eles eram um dos favoritos à vitória. Mas assim como seus concorrentes, tiveram problemas no decorrer da prova. Só que deram um grande exemplo de altruísmo e nobreza de espírito, ao cederem uma peça para o AS Vectra que venceu a prova.

      Excluir