A 16ª edição das Mil Milhas Brasileiras, disputada entre os dias 25 e 26 de janeiro de 1986, teve um grid minguado para os seus padrões. Apenas 34 carros largaram (dos 36 inscritos) e 11 deles receberam a bandeira quadriculada. Na época, muito se falou que a maior causa para o insucesso daquela edição fora a alteração no regulamento, que criou uma única categoria de força livre, deixando de estabelecer a premiação para carros de menor cilindrada.
Só que mesmo assim, um desses carros menores fez bonito na prova. Trata-se do Voyage Hot Car nº 59 do trio Amadeu Rodrigues, Paulo Sarmento e Valdir Del Greco, equipado com motor AP 2.0, que após largar do meio do grid, escalou posições gradativamente até ocupar o 3º lugar, embora tenha terminado a prova em um honroso 5º lugar (196 voltas), atrás apenas de Opalas Stock Car e seu bravo motor 6 cilindros 250s. Em 1985, Del Greco Já havia vencido a prova na categoria B, ao chegar no mesmo 5º lugar na geral (191 voltas), dividindo a tocada do VW Gol Hot Car nº 40 com Luis Pinto.
Infelizmente, Valdir Del Greco, que era funcionário da engenharia e piloto oficial da Volkswagen, perdeu a vida no mesmo Interlagos em junho de 1987, durante a 3ª etapa do Paulista de Hot Car. Na ocasião, chovia muito na pista, e logo após a largada ter sido autorizada (fato este que veio a ser muito contestado após o trágico acidente), o Voyage de Greco rodou na curva 2, sendo atingido na lateral pelo Opala de Carlos Col, e logo em seguida, na traseira, pelo Passat de Ricardo Bock. O piloto chegou a ser socorrido com vida, mas morreu a caminho do hospital, em virtude do grave ferimento (o acrílico da porta do carro perfurou o seu pescoço) que o fez perder muito sangue.
Merecida homenagem ao Valdir Del Grego um apaixonado como nós que perdeu a vida num acidente de corrida ainda muito jovem.
ResponderExcluirVerdade meu amigo, ele ainda tinha muito o que mostrar no automobilismo. Com certeza teria alcançado feitos ainda maiores.
ExcluirJustíssima lembrança e homenagem!
ResponderExcluirGrande abraço meu irmão!
Excluir