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terça-feira, 14 de novembro de 2023

BMW 320is nas Mil Milhas de 1993

Rever o histórico de publicações desse nosso espaço é ter a gratificante sensação do quanto evoluímos nesses mais de 13 anos de existência. Isso podemos notar na forma de escrever, no conteúdo das postagens e mesmo na profundidade das informações obtidas.

Um exemplo disso se reflete em uma postagem que fiz há mais de 10 (dez) anos, sobre as várias ocasiões em que um veículo da marca BMW disputou as Mil Milhas Brasileiras. Na época, as informações ainda eram um pouco escassas ou mesmo imprecisas, o que causou algumas omissões em determinados casos.

É o que aconteceu com a participação de uma BMW 320is E30 no ano de 1993, que só vi tomar conhecimento após assistir uma gravação da corrida publicada no Youtube, muitos anos depois. Na ocasião, fiquei intrigado com aquela alemã com pintura verde de quem nunca tinha ouvido falar, e sequer sabia quem tinha pilotado.

Através de uma matéria de revista especializada, pudemos verificar que o veículo inscrito sob o nº 77, pertencente à equipe portuguesa Trajecto (TAP), era oriundo do Troféu BMW, certame organizado pela Baviera, representante oficial da marca em Portugal, entre os anos de 1990 e 1992. A competição mesclava corridas em circuitos fechados (como o Estoril), de rua e provas em estradas, e contou com nomes locais como Manuel Fernandes, Álvaro Parente, Jorge e Alcides Petiz e Antônio Barros.

Cabe destacar que a 320is era praticamente uma 325i enquadrada no grupo N, com o motor da M3 reduzido (de 2300 cm³ para 1990 cm³) e suspensão Bilstein ou Mtec com diferencial autoblocante. Porém o câmbio era o mesmo, e a preparação ficava por conta da tradicional casa AC Schnitzer.

Falou-se na época que o exemplar que veio ao Brasil tinha preparação que fazia o motor aspirado chegar a 220 cavalos de potência, enquanto que a pilotagem ficou por conta do trio Luiz Carlos Sansone/Antônio Santos/José Figueiredo. Desses pilotos, o mais conhecido era Luiz Carlos Sansone, que correu de Fórmula Vê em 1970, e naquela edição registrava a sua 16ª participação na prova. Infelizmente não conseguimos obter a colocação final da BMW, mas Sansone contou que dirigiu por cerca de 07 horas na disputa, pois os demais pilotos não conseguiam enxergar nada na chuva que caiu durante boa parte daquela edição. 


* Esta matéria contou com a imprescindível colaboração do irmão Rodrigo Carelli, o cara por trás do excelente //blogdocarelli.blogspot.com, que gentilmente buscou o contato de Luiz Carlos Sansone e confirmou os nomes dos pilotos que dividiram a tocada com ele.





3 comentários:

  1. Mais uma bela postagem no blog Ricardo, fico imaginando se não houvesse uma abnegada como voce e Carelli muito da história estava perdida. Parabéns!

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    1. Muito obrigado, meu amigo! Resgatar essas histórias e registrá-las para a posteridade é uma satisfação muito grande. Abraços!

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