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segunda-feira, 8 de abril de 2024

Chevrolet Vectra Turismo 5000 Pernambuco

Conheci a Stock Car em meados de 2000, e nessa época, a categoria estreava a bolha do Chevrolet Vectra montada sob chassi tubular e movida pelo tradicional motor seis cilindros de 4.1 litros. Naturalmente, além deste fator pista, o modelo em questão chamava muito a minha atenção pela elegância e inovação de suas linhas, além da potência desenvolvida pelos motores originais de 2.0 e 2.2 litros. Confesso, até hoje sou fã do Vectra e ainda pretendo ter um em minha garagem.

Mas tirando a Stock Car, considerando as peculiaridades indicadas acima (bolha de fibra de vidro), há que considerarmos que trata-se de uma fórmula (monobloco e motor original) pouco adotada nas competições nacionais, diferentemente do Omega, que foi amplamente utilizado nas categorias de turismo desde os anos 90.

E isso sempre foi um aspecto que me chamou a atenção, inclusive quando recebi do grande amigo e piloto Rômulo Amorim, um grande arquivo de fotos de corridas disputadas em Caruaru e Fortaleza, nos anos 90 e início dos anos 2000. No meio dessas fotos, estavam imagens de um lindo Vectra branco, pilotado por Milton Magalhães Neto, cuja história Rômulo me contou da seguinte forma.

Trata-se de um modelo equipado com motor 2.0, cujo peso total era de cerca de 900 kg, alcançado em virtude do alívio de peso obtido com a troca do capô e das portas por peças feitas de fibra de vidro, embora contasse com o monobloco original. Este carro foi preparado para correr na categoria turismo, porém, fora impedido em virtude da motorização mais potente em relação aos demais concorrentes.

A solução foi inscrevê-lo na categoria turismo 5000, que abrigava os antigos Opalas da extinta categoria Stock Car. Após várias vitórias, Milton Neto e seu Vectra foram campeões do ano de 2005, com sólido domínio sobre os concorrentes. Porém, estes mesmos concorrentes se atentaram para o fato de que a vantagem obtida decorria também do baixo peso do carro, comparado aos 1000 kg mínimos dos demais, o que levou ao impedimento de o Vectra ser utilizado na temporada de 2006.

Fotos de Antônio Prego







2 comentários:

  1. Ricardo este Vectra andava muito, meu parceiro Souto Malheiro foi vice campeão de 2005. Eu não corri por compromissos profissionais. Ainda bem!kkkk

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