Como acontece em vários outros esportes, o automobilismo muitas vezes gera uma influência tão grande, que o gosto pelas corridas acaba sendo transmitido de pai para filho(a) e até mesmo para os netos(as). Não é raro vermos casos de famílias que são ligadas ao esporte por diferentes gerações, seja essa ligação partindo de dentro das pistas (pais pilotos) ou partindo do outro lado da mureta dos boxes (preparadores e donos de equipe).
Na verdade, daria para fazermos um alfabeto inteiro só de sobrenomes com tradição no esporte a motor, partindo dos Bragantini, Christófaro, Fittipaldi, Giaffone, Losacco, entre tantos outros.
E nesse sentido, sabemos que a primeira dupla de pai e filho a vencer na Stock Car Brasil foi o tetracampeão Paulo Gomes e seu filho mais velho, Pedro, que conquistou sua única vitória na categoria na 7ª etapa da temporada de 2004, disputada no anel externo do saudoso Autódromo Internacional de Curitiba. Na ocasião, Pedro pilotava o Chevrolet Astra nº 43 da Equipe Giaffone Motorsport, e a emoção foi ainda maior em razão de o próprio Paulão também estar na pista naquele final de semana (terminou a prova na 16ª colocação).
Paulão também detém a marca de primeira dupla de pai e filho campeões da categoria principal, obtida ao final da temporada de 2015, desta feita com seu filho mais novo, Marcos. O título foi conquistado com o Peugeot 408 da Voxx Racing, após 03 vitórias, 04 segundos lugares e 1 terceiro, além de 05 poles.
E antes disso, a família já tinha seu nome gravado na história, pois no ano de 2001, Pedro foi campeão da Stock Car Light.
Mas olhando os registros da categoria, vem a pergunta: Quem foram os primeiros pai e filho a correrem juntos na Stock Car Brasil?
A resposta encontramos na 1ª temporada da história da categoria, mais precisamente na 4ª etapa, disputada em 27 de maio daquele ano, no igualmente saudoso Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Jacarepaguá (RJ). Na ocasião, José Luiz Nogueira, o nosso querido Graham Hill Brasileiro, a quem eu e meu irmão Rodrigo Carelli (//blogdocarelli.blogspot.com e Canal Entusiastas Sobre Rodas no Youtube) tivemos a honra de conhecer pessoalmente em novembro de 2021 (confiram as matérias sobre o piloto no menu à direita), dividiu o box da Graham Hill Competições com um dos seus filhos, Luiz Donizetti Nogueira.
Naquela temporada, Donizetti ainda disputou as etapas de Goiânia (5ª) e de Fortaleza (7ª), onde alcançou seu melhor resultado na categoria, o 8º lugar. Suas últimas corridas na categoria foram na temporada de 1984, em que disputou 05 provas nos autódromos de Interlagos e de Brasília, sendo que em todas elas, seu pai também estava na pista.
Nos anos de 1995 e 1996, Luiz Donizetti disputou 12 corridas na Fórmula 3 Sul-americana (categoria B) pela equipe Endroid Racing. O melhor resultado fora o 10º lugar conquistado Cascavel (1995), sendo 4º lugar na categoria B. Atualmente, mora em Miami, Flórida (EUA).
Deixo meu agradecimento especial a dois dos filhos do querido José Luiz Nogueira, Peterson Nakamura e Lucimara Nogueira, que confirmaram os registros que deram origem à esta matéria.