"Um espaço reservado para falar das lembranças, histórias e episódios dos mais de 60 anos de Mil Milhas Brasileiras. E de outras coisas mais!"

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Pick-up Racing


Hoje resolvi relembrar uma categoria que para mim, foi umas das melhores do cenário nacional neste século: A Pick-up Racing. A primeira vez que assisti uma prova foi em 2003, mais especificamente a etapa de Curitiba, que abriu aquela temporada. Me tornei fã da categoria desde então, e infelizmente, a vi se acabar no fim de 2007, quando foi adquirida pela Vicar e transformada em gaiolas tubulares cobertas por carrocerias de fibra horrorosas com cara de S10 e L200, por 2 anos. A categoria tinha em seu grid grandes nomes, como o multicampeão João Campos, Emerson Duda, Nelson Bazzo, Eduardo Heinen, Franco Stédile, entre outros. E ainda pilotos de outras categorias que, não raro, faziam participações marcantes nas corridas de pick-up, como:

Alceu Feldmann
Allan Khodair
Renato Jader David
Ângelo Giombelli
José Cordova
Adalberto Jardim

No quadro geral de vitórias, João Campos é o maior vencedor, disparado, com 38 vitórias (incluindo vitórias em baterias). Os demais vencedores foram:

Cláudio Ricci: 9 vitórias
Emerson Duda: 7 vitórias
Marcel Wolfart: 5 vitórias
Gustavo Sondermann: 5 vitórias
Nelson Bazzo: 4 vitórias
Júlio Campos: 4 vitórias
Thiago Riberi: 3 vitórias
Edson Thomé, Kau Machado, Alessandro Da Cas e Marcos Ramalho: 2 vitórias
Alceu Feldmann, Franco Stédile, Herberto Heinen, Rogério Castro, Abramo Mazzochi, Gustavo Sucolotti, Paulo Salustiano, Serafim Júnior e Felipe Lapenna: 1 vitória

Entre as marcas:

Ford Ranger: 50 vitórias
Chevrolet S10: 22 vitórias (sem contar com as 11 vitórias nas temporadas de 2008 e 2009, com o chassi e motor da Stock Car)
Mitsubishi L200: 4 vitórias
Dodge Dakota: 2 vitórias
Agrale Marruá; 2 vitórias

Em vermelho as vitórias conquistadas nas temporadas do carro derivado da Stock Car V8.

Mas vamos às fotos e relembrar os bons tempos da categoria:

Aluísio Coelho, em sua volta ao automobilismo nacional, em 2007







A Dodge Dakota de Flávio Marcílio, a última das moicanas na categoria

Rogério Castro



Milton Vianna


Edson Thomé

Emerson Duda, o principal rival de João Campos em várias corridas






O recordista de vitórias e títulos João Campos


Neca Bueno

Alessandro Da Cas
















A "quadradona" Agrale Marruá, que disputou apenas a temporada de 2007, vencendo duas corridas

João Ometo neto


Gustavo Sucolotti

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Protótipo HC 01 em 2002


O click de hoje é do Protótipo HC 01, cujo nome são as iniciais do seu criador, o piloto cearense Hybernon Cysne, na 30ª edição da Mil Milhas Brasileiras, em 2002. O protótipo aberto tinha motorização Honda, e a pilotagem ficou por conta de seu idealizador, Cysne, mais o quarteto Ricardo Kraft/Valdir Florenzo/Rodrigo Bernardes/José Cysne Neto. Após largar na ótima 4ª posição na classificação geral, o bólido teve uma pane elétrica geral quando estava entre os líderes, forçando o abandono com 18 voltas completadas.



quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Miniatura VW 1/64: Scirocco


Outra mini para integrar a coleção de VW: O Scirocco GT da Hot Wheels. Faz um certo tempo que procurava essa miniatura por aqui, mas não achava. enfim, encontrei em uma gôndola de supermercado e agora vai se juntar às outras da coleção.




quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Fiat Marea na Stock Car?


No destaque um extrato da edição de dezembro de 2003 da revista Quatro Rodas, que falava sobre a possibilidade do Fiat Marea disputar a Stock em 2004 junto com o Astra. Alguém se lembra disso, ou sabe se chegou a existir algum protótipo?


sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Protótipo AS Vectra


Em 1995, os protótipos abertos voltavam a participar das Mil Milhas. É certo que em 1993 houve a participação do Avallone - Chevrolet de Dimas de Melo Pimenta, do qual falei em março deste ano, mas esta participação teve caráter excepcional. Dois anos depois, era inscrito na prova o AS Vectra, protótipo cujo AS do nome homenageia o tricampeão de F1 Ayrton Senna. O baixo centro de gravidade e peso reduzido, aliados à boa preparação mecânica (entre outros itens, o protótipo utilizava freios e a suspensão traseira dos monopostos da antiga Fórmula 3000) faziam com que o desempenho fosse suficiente para brigar pelas primeiras posições, contra carros de turismo mais potentes (Porsche, BMW, Corvette). A pilotagem do AS Vectra foi feita pela dupla Djalma Fogaça/Renato Russo, que classificaram-se em 5º no grid, com o tempo de 1min45s031. O protótipo fazia um ótima corrida, ocupando a terceira posição quando abandonou por problemas mecânicos.

No ano seguinte fez a pole, com o tempo de 1min45s859, e liderou a corrida até ter problemas no câmbio. O parceiro de Fogaça na corrida foi o piloto Fábio Sotto Mayor, vencedor da Mil Milhas de 1985.

Em 1998, veio a vitória na geral, com 7 voltas de vantagem para o 2º colocado, um Porsche 911 GT2. O trio vencedor era formado por Tom Stefani/André Grillo e Júlio Fernandes, largando da 5ª posição do grid (marcaram 1min45s164 nos treinos). Mais detalhes neste link.

Na prova de 2001, o AS Vectra da dupla Rodrigo Hanashiro/Baltazar Jr. foi 4º na classificação geral e 3º na categoria III.

E em 2002, um ótimo 2º lugar na geral e a vitória na categoria III, conquistados pelo trio Cláudio Ricci/Otávio Mesquita/Letícia Zanetti.







domingo, 1 de setembro de 2013

A evolução de Rubens Barrichello na Stock Car


Tenho que destacar a grande performance de Rubens Barrichello na etapa de Cascavel da Stock Car. Após largar na pole, desbancando pilotos muito mais experientes com o equipamento do que ele, fazia uma corrida segura, mesmo depois da parada seguia de perto o líder (e posteriormente vencedor) Marcos Gomes. Mas aí veio o problema com o pneu furado. Foi uma estratégia arriscada não trocar o pneu, mas quando se quer vencer, é necessário arriscar e tentar algo diferente em relação aos adversários. Isso é normal e faz parte da competição. Se der certo, ótimo. Se der errado, fica a experiência e a satisfação de ter tentado. Mas Barrichello ainda teve tempo para marcar a melhor volta da corrida (1min02s494), confirmando que tinha um ótimo equipamento e sua performance era suficiente para conquistar até mesmo a vitória. Fica a certeza da sua evolução na categoria, e que finalmente ele esqueça a F1, e não ligue para a pressão que a mídia faz sobre ele.