"Um espaço reservado para falar das lembranças, histórias e episódios dos mais de 60 anos de Mil Milhas Brasileiras. E de outras coisas mais!"

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Mad Macarrão

(Correndo com Ford)

(O Macarrão sem bigode!)

(O caminhão depois do fogo em Interlagos)


(O Volvo utilizado na 1ª temporada - 1996)





Dedico esse post para falar sobre um dos pilotos do qual sou fã declarado e que fazia um verdadeiro show nas pistas a bordo de seu Truck: Mad Macarrão.

O piloto em questão é o paulista natural de Santos, Eduardo Landin Fráguas, mais conhecido como "Macarrão'. O apelido, que o acompanha desde o início de sua vida como piloto, lhe foi dado por causa do seu físico magro. Antes de ser piloto da Fórmula Truck, Macarrão foi caminhoneiro por mais de uma década (e continuou sendo mesmo competindo nas pistas), e começou a guiar aos 17 anos, ajudando o pai que também era caminhoneiro. Ainda nessa época, trabalhou em uma oficina mecânica, inicialmente como lavador de peças.

O primeiro contato que teve com um caminhão de corrida foi em janeiro de 1994, numa da volta de demonstração realizada pelo saudoso Aurélio Batista Félix (falecido de março de 2008) no Autódromo de Interlagos. Após ver um dos primeiros caminhões preparados para as pistas, ele colocou na cabeça a idéia de preparar um caminhão e participar do campeonato. O sonho, porém, demorou 7 meses para se realizar, devido aos custos do projeto e as dificuldades para o Macarrão conseguir os recursos necessários, muito devido ao período de instabilidade econômica vivido pelo Brasil na época.

Quando o campeonato da Fórmula Truck foi finalmente homologado e aprovado, em 1996, lá estava ele com seu Volvo NL12 1987 alinhado no grid da 1ª etapa do campeonato oficial, disputada no Autódromo de Guaporé. Essa prova contou com 13 pilotos no grid, entre eles: Renato Martins (campeão), Sérgio Drugowich (vice-campeão), Vignaldo Fízio (em atividade até hoje) e Thiago Grisson. Ao fim da temporada de 1996, Macarrão conquistou apenas 1 ponto em seu ano de estréia.

Desde o início da carreira na Truck, o piloto sempre teve dificuldades para disputar o campeonato, devido ao orçamento limitado que impossiblitava um maior desenvolvimento do caminhão. Ocupar as últimas posições sempre foi uma constante na carreira de Macarrão, o que não tirava o seu brilho nas corridas. Ele sempre foi o piloto mais festejado e com inúmeros fãs em qualquer pista que a Fórmula Truck fosse corre, dada a sua irreverência e carisma, e que conquistava o público com manobras, derrapagens, zerinhos e até mesmo com os cabelos coloridos! Ao passar pelas arquibancadas, seu nome era gritado num verdadeiro coro.

Na pista, sua tocada era voltada para os seus fãs, por meio de derrapagens e mesmo zerinhos, que faziam a platéia delirar e esse o verdadeiro motivo para ele estar nas pistas. Mas ao mesmo tempo em que fazia exibições para o público, procurava se livrar de toques e batidas, pois quando o caminhão quebrava, o orçamento disponível para participar das corridas ficava ainda mais curto.

Ao longo da carreira, colecionou episódios curiosos e marcantes. Na 6ª etapa do campeonato de 2001, realizada no então recém inaugurado Autódromo Orlando Moura, em Campo Grande, ele protagonizou um episódio que demonstrou o seu caráter e coragem. Ao passar pela reta principal, uma das rodas se soltou, indo em direção a uma arquibancada. Com o caminhão em três rodas, Macarrão conseguiu desviar a trajetória da roda solta, fazendo com que ela perdesse velocidade e parasse em outro local afastado do público. Terminou em essa corrida em na 8ª posição.

Em 2003, o momento mais arriscado de sua carreira. Na etapa disputada em Interlagos, teve seu caminhão (um dos mais bonitos da categoria) incendiado, devido ao rompimento de uma mangueira de fluído de freio, o que fez com que o líquido caísse em partes quentes e iniciasse o incêndio. Ao descer a reta dos boxes, com o caminhão em chamas e sem freio, tentou emprenssá-lo contra a mureta dos boxes para fazê-lo parar, o que não conseguiu. Então, dirigiu o caminhão até o "S" do Senna, onde poderia largá-lo sem que houvesse pessoas próximas, e pulou do caminhão em movimento, sem capacete e balaclava e com os cabelos queimados! Foi aplaudido como em uma vitória e gravou esse acontecimento na história da Fórmula Truck. A temporada de 2003 foi uma das melhores, quando marcou 7 pontos no campeonato.

Em 2004, passou a correr na equipe Londrina Truck Racing, o que fez com que pela primeira vez corre-se com um caminhão Ford, já que el só havia pilotado caminhões Volvo. Nessa temporada foi companheiro de equipe de Leandro Totti, e alcançou 20 pontos, o maior número que obteve em uma temporada. Os melhores resultados foram 3 sextos lugares, obtidos nas etapas de Goiânia, Cascavel e Guaporé.

Ainda pela Londrina Truck racing, disputou sua última temporada na Fórmula Truck em 2006. Correndo com um caminhão Ford Cargo, obteve apenas 2 pontos, encerrando a carreira na última etapa do campeonato, realizada em Brasília, onde terminou na 11ª posição (na mesma volta do líder).

Sem dúvidas, Eduardo "Macarrão" Fráguas foi um dos pilotos mais irreverentes do Brasil, e que deu uma importante contribuição no show que faz a Fórmula Truck. Até hoje me lembro em detalhes do belo caminhão Volvo azul que pilotou durante alguns anos e de como era querido pela categoria, com suas manobras que levantavam as arquibancadas dos autódromos!

Link para o vídeo do incêndio em Interlagos: http://www.youtube.com/watch?v=Kiih6guoXBo

E esse para o vídeo de uma prova em Guaporé onde o Macarrão deu show: http://www.youtube.com/watch?v=KNGR1e3u_Gk

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