"Um espaço reservado para falar das lembranças, histórias e episódios dos mais de 60 anos de Mil Milhas Brasileiras. E de outras coisas mais!"

domingo, 15 de janeiro de 2017

Protótipo AM02


Voltando a falar sobre os diversos protótipos que disputaram edições das Mil Milhas Brasileiras ao longo desses 61 anos de história, a postagem de hoje será sobre um protótipo que surgiu nas 500 Milhas de Londrina de 1995. Trata-se do AM02, bólido construído na cidade de Londrina-PR.

O carro em questão é um projeto de José Lino, que consumiu dois anos até ser colocado nas pistas, movido pela motor 6 cilindros do Chevrolet Omega da Stock Car, com preparação feita pela Arias Motorsport, rendendo cerca de 320 cavalos. Na prova paranaense, o trio Arley Marroni, Gastão Weigert e Mário Yokota largou na 18 ª posição, tendo terminado a disputa na 4ª colocação na geral e com a vitória na categoria força livre.

Já na Mil Milhas de 1996, o mesmo trio largou no 6ª lugar, tendo terminado a prova na mesma posição, com 342 voltas completadas (30 de desvantagem para o Porsche 911 vencedor). Melhor performance se desenhava na edição de 1996 das 500 Milhas, quando largaram na pole position. Porém, enquanto ocupava a liderança da prova, o protótipo AM02 sofreu uma quebra na suspensão dianteira direita, causando o abandono da prova. Na ocasião, os pilotos foram Arley Marroni e Gastão Weigert.


Protótipo AM02 seguindo o Corvette da Família Pimenta e o Aldee prata.


3 comentários:

  1. Para aqueles que não sabem esse carro herdou primeiramente um motor V8 360cc do dodge. Porém por ser um motor pesado e difícil de se adaptar ao chassis, foi trocado pelo motor do opala, por ser mais leve e com mais acessibilidade a peças de manutenção.

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  2. Nessa época o Piauí já mexia nos carros do Arley?

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  3. Sim, o Piauí estava com o Arley já na época dos Dodges nas corridas de terra, esse chassi do AM2 nós trouxemos de Cascavel onde ele deu seu início, a acabou finalizando em Londrina na oficina que ficava na gráfica leal de propriedade do Arley Marroni. Algumas peças de destaque do AM2. Tanque de combustível ATL americano com engate rápido (NASCAR). Freio brembo. Cilindro de freio Tilton US, bomba de combustível Mallory US, coxim suspensão uniball Japan, bobina MSD US, mais outras peças de ponta que existia no mercado na época. Vendidas pelo Barba na race force em São Paulo

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