A história de hoje data de 20 anos atrás, ocorrida justamente na primeira ocasião em que a Mil Milhas Brasileiras saiu de Interlagos, numa tentativa de salvar a prova do fiasco que ocorreu em 1996, sendo que ambas as histórias já foram contadas em nosso blog. Para relembrá-las, é só selecionar os respectivos anos na lista de marcadores do lado direito da tela.
Voltando a 1997, entre os inscritos da prova disputada em Brasília estava o Opala nº 93 do trio formado por Carlos "Sueco" Gonçalves/José Teixeira (falecido)/Fausto Camacho, tradicional participante do Campeonato Paulista de Stock Car e de várias edições da Mil Milhas, assim como seus experientes pilotos.
No magro grid de 25 carros, o Opala largou entre os últimos colocados, sendo que fora galgando posições ao longo da disputa. Entretanto, após cerca de 04 horas de corrida, a quebra da bandeja inferior da suspensão dianteira forçou uma indesejada parada nos boxes de mais de 40 minutos, em razão da troca do quadro dianteiro da suspensão. Após o retorno à pista, os pilotos baixaram a bota, de modo que o Opalão passou a virar bem abaixo da marca contumaz de 2min08s, andando no limite do equipamento.
Porém, as provas de longa duração cobram muito caro da resistência dos bólidos, e com o valente GM não foi diferente: Os freios traseiros abriram o bico, acabando por completo em uma das voltas e fazendo com que o piloto tivesse que andar de lado nas curvas, no melhor estilo "drift". Além disso, durante uma das trocas de piloto, iniciou-se um pequeno incêndio nos freios traseiros, que proporcionou um belo susto aos presentes. Mas nem esses problemas impediram o valente Opala e seus pilotos guerreiros de receberem a bandeirada final, tendo alcançado a 3ª posição na categoria.
Agradecimento: Somente foi possível concluir esta postagem fazendo uso das valiosas imagens e informações fornecidas pelo piloto Carlos "Sueco" Gonçalves. Sueco, muito obrigado pela gentileza!!
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