"Um espaço reservado para falar das lembranças, histórias e episódios dos mais de 50 anos de Mil Milhas Brasileiras. E de outras coisas mais!"

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Opala 1973 Hot Rod de Fernando Leme: Um dos mais belos da arrancada de São Paulo


A história retratada hoje não tem um "final feliz". Porém, não poderia deixar de falar sobre esse carro, que para mim, foi um dos mais bonitos da arrancada paulista. Estou falando do Opala Gran Luxo 1973 de Fernando Leme, que disputou a temporada de 2004 do paulista e terminou por abrir caminho  para uma carreira vitoriosa de seu piloto.

O Opala em questão foi adquirido em meados de 2000, em um evento de carros antigos, e logo sofreu uma bela reforma que o deixou ainda mais impecável, passando também por uma clássica preparação aspirada do motor, com três carburadores Weber 40, comando de válvulas com maior abertura e trabalho do cabeçote, através do polimento dos dutos e adoção de válvulas maiores. Porém, como os planos eram disputar provas do campeonato paulista, esta receita sofreu algumas alterações, com a adoção de um carburador quadrijet 750 cfm e sistema de óxido nitroso com 100 cavalos, rendendo 380 cavalos com a injeção do nitro para domar a fera, câmbio de 04 marchas do Maverick e suspensão completa do Opala 1992, com freio a disco nas 04 rodas.

Como dito, o lindo Opalão disputou toda a temporada de 2004 do campeonato paulista de arrancada, sempre pela categoria Hor Rod, cujo regulamento permitia o uso de sobrealimentação. Nessa época, as provas do paulista eram disputadas na medição de 330 metros, que se revelava insegura, haja vista que o espaço para frenagem era diminuto, e não raro, alguns carros acabavam atingindo o muro do final da reta. Tal situação motivou a mudança para distância de 201 metros (1/8 de milha), já na 1ª etapa de 2005. Entretanto, na última etapa de 2004, o muro de Interlagos fez mais uma vítima, justamente o Opala 1973 branco impecável. A porrada foi forte, e a frente do carro ficou completamente destruída, afetando também a estrutura e forçando a sua aposentadoria.

Uma pena um carro tão lindo ter esse fim. Mas, como tudo tem o seu propósito, essa pancada acabou por abrir caminho para novos projetos do piloto Fernando Leme, que culminaram na construção de seu Opala azul recordista de potência e vitorioso nas pistas.







Nenhum comentário:

Postar um comentário