"Um espaço reservado para falar das lembranças, histórias e episódios dos mais de 60 anos de Mil Milhas Brasileiras. E de outras coisas mais!"

quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

O Piloto Rafael Sperafico


No dia 09 de dezembro passado, completou-se 10 anos do fatídico acidente que ceifou a vida do piloto paranaense Rafael Sperafico, ocorrido na última etapa do Campeonato Brasileiro de Stock Car Light. Em que pese o atraso desta postagem, sempre será oportuno lembrar da curta carreira deste talentoso piloto do clã Sperafico.

Rafael nasceu na cidade de Toledo, interior do Paraná, no dia 22 de abril de 1981, e após vários anos de kart, fez sua estréia no automobilismo pela categoria Barber Dodge Pro Series, na última etapa da temporada 2000. Na prova disputada em Miami, obteve o 11º lugar, enquanto seu primo, Alexandre, fora o terceiro e a vitória ficou com o também brasileiro Nilton Rossoni, campeão daquele ano.

Em 2001, disputou a temporada completa da categoria, sendo eleito o "Rookie of the year" (estreante do ano), com dois terceiros lugares como melhores resultados, obtidos em Phoenix e Laguna Seca. Ao final do campeonato, conquistou a sétima posição na tabela.

A temporada de 2002 lhe reservou resultados ainda melhores, pois venceu a etapa disputada em Laguna Seca (um hat-trick, pois largou na pole e registrou a melhor volta), foi segundo em Vancouver e Mid-Ohio, além de ter conquistado o 3º lugar em Montreal. Somando-se a estes resultados, marcou também a pole em Toronto e a melhor volta em Mid-Ohio e Road America. Tais resultados lhe garantiram o vice-campeonato da categoria, atrás de A.J. Allmendinger.

No ano de 2003, escolheu dar um rumo diferente à carreira, ao atravessar o Atlântico e passar a competir na Euro Fórmula 3000, pela equipe italiana ADM Motorsport. Os resultados não foram dos melhores, e Rafael deixou o campeonato antes do fim, pois não disputou as etapas de Jerez de la Frontera e Cagliari, sendo substituído por Jaime Melo Jr. Como melhor resultado, o 5º lugar obtido em Brno.

Após isso, Sperafico deu uma pausa nas competições e resolveu dedicar-se aos estudos. A volta ao automobilismo ocorreu quase um ano depois, quando disputou 07 (sete) etapas da Stock Car Light, pela equipe Powertech. A estréia ocorreu na rodada dupla disputada em Jacarepaguá (3ª etapa), quando terminou as provas na 9ª e 10ª posições, após ter sofrido com problemas na classificação.

Outra pausa em 2005, e a volta ocorreu na então estreante Super Clio, que foi assunto deste blog no mês de novembro. Naquele ano, venceu duas corridas e foi o 4º no campeonato, correndo pela Gramacho Racing.

2007 marcou sua volta à Stock Light, desta feita pela equipe FTS Competições, sendo companheiro de equipe de Gustavo Sondermann, que morreria após pouco mais de 03 anos na mesma curva, numa corrida da sucessora da Stock Light, a Copa Montana. O ponto alto da temporada foi o hat-trick obtido na 3ª etapa, disputada em Campo Grande/MS, enquanto a vitória fora obtida com a expressiva vantagem de 12s312 para seu companheiro de equipe, Sondermann. Completando o pódio, estava o paulista Angelo Serafim.

Na última etapa, disputada no 09 de dezembro de 2007, o título ainda estava sob disputa, tendo Gustavo Sondermann, Norberto Gresse Filho e André Bragantini Jr. como postulantes. Sondermann iniciou a prova na pole position, tendo Sperafico ao seu lado na primeira fila. A corrida, para variar, começou com um acidente, desta feita envolvendo Gresse Filho, que teve que abandonar a corrida. Após 05 voltas, a relargada fora dada, quando então Sperafico escapou na curva do café e bateu na barreira de pneus existente junto ao muro à época. Por conta do efeito amortecedor dos pneus, o carro voltou à pista, sendo atingido em cheio a mais de 200 km/h (perpendicularmente, no lado do piloto) por Renato Russo, que não conseguiu desviar.

O socorro, chefiado pelo Dr. Dino Altmann, não demorou a chegar, sendo em seguida acionada a bandeira vermelha e dado o encerramento da prova. Após cerca de 2 horas, a confirmação da morte de Rafael fora dada pelo Dr. Dino, em decorrência de traumatismo cranioencefálico com parada cardiorespiratória. Mesmo com o título de Gresse Filho, o clima de comoção tomou conta do padock e das arquibancadas lotadas naquela tarde.

Ainda naquele ano de 2007, Rafael Sperafico havia disputado a etapa de Londrina da Pick-up Racing, a bordo da estreante Agrale Marruá. Após largar na 3ª posição, liderou praticamente toda a prova, e só não venceu porque escapou da pista faltando 03 voltas para o final. Na última etapa do campeonato, disputada em Interlagos, uma semana depois do acidente fatal, todos os pilotos da Pick-up Racing correram com a testeira do carro homenageando Rafael.


Barber Dodge - 2002

Pick-up Racing - Londrina/2007

Stock Car Light 2007

Vitória em Campo Grande/2007
Barber Dodge 2001


Euro Formula 3000 - 2003

Nenhum comentário:

Postar um comentário