"Um espaço reservado para falar das lembranças, histórias e episódios dos mais de 60 anos de Mil Milhas Brasileiras. E de outras coisas mais!"

sábado, 1 de junho de 2019

Mitsubishi 3000GT VR4 1992 "Cabra da Peste"


A mentalidade milenar japonesa possui a superação das adversidades e dos limites pessoais como um dos seus princípios basilares. Basta observar que o povo nipônico busca sempre a excelência em tudo que faz, tornando as dificuldades um verdadeiro combustível para a consecução de seus objetivos. Notadamente, é no setor industrial e tecnológico que essas características se tornam mais visíveis, de modo que o ramo automobilístico não foge à essa regra. Quem nunca admirou um esportivo japonês na vida, pelo seu design e desempenho, sobretudo aqueles fabricados nos anos 90? Mitsubishi, Nissan, Honda e Toyota são marcas que chancelam grandes clássicos sobre rodas. Mas hoje, nossa pauta será restrita a um modelo em especial, o Mitsubishi 3000GT VR4 1992 de Alexandre Vieira Zumba, o mais zerado e inteiro de Alagoas.

Alexandre, nascido na Capital Paulista, mas radicado em Maceió/AL há longos anos, conta que a paixão por automóveis surgiu de forma espontânea, visto que não possui familiares que possam ter influenciado esse gosto. Aliás, o interesse por automóveis vem desde criança, tendo começado com albuns de figurinhas de carros (guarda um deles até hoje, desde os 10 anos de idade), passando pelo video game, no clássico Gran Turismo! Desde então, sua atenção por esportivos japoneses só aumentou.

Com o passar do tempo e a chegada a maioridade, surgiu a oportunidade de adquirir o seu primeiro clássico japonês, cuja primeira escolha, naturalmente, foi um Mitsubishi Eclipse, de 2ª Geração (1995 - 1999), visto que o 3000GT era considerando um sonho distante em razão do preço e da escassez de exemplares. Mas depois de alguns anos juntando dinheiro, e algumas ofertas de Eclipses que não deram certo, veio a idéia: Por que não um 3000GT?

Após cerca de 02 anos acompanhando sites de anúncios, finalmente o veículo ideal fora encontrado, em meados de 2014, na cidade de São Paulo/SP. A busca se tornou longa em razão de ser um veículo repleto de recursos eletrônicos, à frente de seu tempo, pois no início dos anos 90, já contava com ar condicionado digital, active aero dianteiro (spoiler) e traseiro (aerofólio), tração nas 04 rodas, suspensão eletrônica, regulagem de ruído do escape, rodas traseiras esterçantes, entre outros. Portanto, encontrar um desses como todo o aparato tecnológico funcionando não é fácil. Mas Alexandre encontrou um exemplar nesse nível, de único dono, com cerca de 38.000 milhas rodadas (aproximadamente 61.000 km).

O carro não possui alterações significativas, pois o que já nasce bom não dá muita margem para ser alterado. Mas dentre as pequenas modificações realizadas, têm-se cabos de vela MSD (os originais do carro costumam durar pouco), velas Denso Iridium e um filtro esportivo K&N in box. E nada de mexer na partes estética, sob pena de heresia! Afinal, trata-se do Mitsu 3000GT mais zerado de Alagoas, um autêntico "cabra da peste" que bota muita gente mais jovem no bolso!

E para quem pensar que o Mitsu é filho único, saiba que Alexandre é um verdadeiro acumulador, rsrsrsrs. Ele e sua esposa, Mariana Ferro (que possui um Fusca Itamar 1994 de arrancada, cuja história já fora contada por aqui) possuem juntos 10 veículos, dos quais 08 são antigos. Além do Mitsubishi 3000 GT VR4 1992, possui também um VW Fusca 1970 (caracterizado de Herbie), uma Santa Matilde 4.1 ano 1982, um Ford Mondeo 1998 (seu primeiro carro, que conta com pàra-choques tuning e rodas de liga leve aro 17) e um Hyundai i30 2012 (utilizado no dia a dia). E há poucos dias atrás, Alexandre finalmente conseguiu adquirir o tão sonhado Mitsubishi Eclipse, ano 1998! Mas essa já é uma história para uma próxima postagem...

Ficha técnica básica:
Modelo: Mitsubishi 3000GT VR4 1992
Carroceria: Hatchback coupé esportivo 2 portas
Motor: 6 cilindros, 3 litros, 24 válvulas, aspirado
Transmissão: 5 marchas, câmbio manual, tração nas 4 rodas, esterçamento das 4 rodas




 



2 comentários:

  1. Que carro maravilhoso! Lembro como se fosse hoje a Quatro Rodas em que ele foi capa em 1992, nesta mesma cor vermelha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade meu irmão! Um carro a frente de sua época, sem dúvida alguma.

      Excluir