"Um espaço reservado para falar das lembranças, histórias e episódios dos mais de 60 anos de Mil Milhas Brasileiras. E de outras coisas mais!"

segunda-feira, 24 de junho de 2019

Opala V8 Delgado's Motorsport em 1998


Uma das lendas de nossas pistas nos anos 90, o Opala preparado pela equipe Delgado's Motorsport já foi objeto de postagem nos primórdios desse blog, em meados de março de 2010. Mas nunca é demais falar sobre carros deste nível, e hoje, trago para vocês um registro do Opala na Mil Milhas de 1998.

Nessa época, o bólido ano 1983 já utilizava o motor V8 5.9 litros, utilizado na Nascar, com 600 cv e 55 kgfm de toque, alimentado por um carburador Quadrijet. Após largar do fim do grid, por não ter participado dos treinos (pois o quarteto de pilotos formado por Guido Borlenghi, Marco Antônio, Carlos Henrique Castrale e Arquimedes Delgado só decidiu participar da prova 02 dias antes), o Opala alcançou sem maiores esforços o 1º lugar da categoria e uma das 10 primeiras posições na geral.

Porém, com o amanhecer do dia, o V8 passou a apresentar problemas de superaquecimento, pondo em risco a sua própria existência, razão pela qual fora adotada a estratégia de dar 01 ou 02 voltas, parar e reabastecer o reservatório de água, como forma de manter a liderança na categoria. Porém, com cerca de 3 horas e meia para o fim da corrida, não seria possível manter a posição desta forma. No final, a 1ª posição na categoria foi perdida por cerca de 05 voltas, mas o V8 foi preservado.



2 comentários:

  1. Esse é mais um dos carros mais legais que já correram por aqui! No meu grid de carros nacionais históricos ele teria vaga garantida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente meu irmão! E aproveito para agradecer por esta foto.

      Excluir