"Um espaço reservado para falar das lembranças, histórias e episódios dos mais de 60 anos de Mil Milhas Brasileiras. E de outras coisas mais!"

sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

O piloto Elísio Netto e a Fórmula Vee 2019


Em setembro deste ano, falamos sobre a história do piloto alagoano Elísio Netto, que lutando contra as dificuldades do esporte a motor, tem alcançado resultados expressivos na categoria Fórmula Vee Júnior. Antes de tudo, cabe lembrar que esta categoria é um verdadeiro celeiro de talentos do esporte a nível mundial, pois está presente em cerca de 14 países, desde 1962, quando foi criada nos EUA. Representa, ainda, a porta de entrada para os esportistas recém-saídos do Kart, numa proposta de baixo custo e que garante essencial aprendizado.

No Brasil, a categoria teve início nos anos 60, mais especificamente em 1967, quando os irmãos Fittipaldi (Wilson e Emerson) passaram a construir bólidos e organizar corridas. Dentre os grandes nomes da época, estavam, alem dos irmãos, José Carlos Pace, Francisco Lameirão e Marivaldo Fernandes. Depois da evolução para a Fórmula Super Vê, já nos anos 70 (quando Nelson Piquet foi revelado), a categoria sofreu uma grande pausa, ressurgindo em meados de 2011, como uma nova proposta de categoria-escola.

E foi nesse cenário que Elísio Netto se apresentou para o automobilismo nacional. Mesmo diante de grandes obstáculos (sobretudo a falta de patrocínio), o piloto nascido na cidade de Arapiraca/AL conquistou o terceiro lugar no Campeonato Paulista da Fórmula Vee Júnior, encerrado no último fim de semana, no Autódromo de Interlagos. Somando as participações durante o ano, a ausência em 03 (três) etapas (por falta de verba) e os problemas mecânicos em outras 04 (quatro), ele obteve o terceiro lugar na classificação final sua categoria (278 pontos), chegando na segunda posição entre todos os pilotos, na primeira prova disputada no domingo.

Cabe lembrar que o segundo lugar conquistado na prova teve ainda mais destaque por conta da melhor volta, registrada em 2min01s697. Na Júnior, Elísio teve 02 (duas) vitórias na temporada, enquanto que na classificação geral do Paulista, terminou na sétima posição.

Pois bem, ficamos na torcida para que em 2020 o apoio financeiro seja mais forte a este jovem talento alagoano das pistas, possibilitando-o alçar voos ainda mais altos, e levar o nome do nosso Estado ao alto dos pódios. Acelera Garoto!





2 comentários:

  1. Este jovem piloto é um orgulho alagoano e brasileiro,parabéns ao Elisio é família que estão nessa missão. Ricardo vc é merecedor de toda felicidade do mundo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado meu amigo! Vamos torcer pelo sucesso do nosso piloto. Grande abraço!

      Excluir