"Um espaço reservado para falar das lembranças, histórias e episódios dos mais de 60 anos de Mil Milhas Brasileiras. E de outras coisas mais!"

domingo, 17 de janeiro de 2021

Opala Hot Car de Eduardo Pimenta - 1990

Caros leitores! O post de hoje traz o Chevrolet Opala Hot Car do trio Eduardo Pimenta/Oscar Chanoski/Roberto Gouveia, que na edição de 1990 - a primeira disputada no atual traçado de Interlagos - das Mil Milhas Brasileiras, alcançou a 3ª posição na classificação geral, com 348 voltas completadas.

À frente do Opalão, apenas o Opala Hot Car da dupla José Carlos Dias/Carlos Alves, que venceu a prova, e o Stock Car (carenagem hidroplás) dos campeões Chico Serra/Luiz Alberto Pereira.

Cabe destacar que aquela edição (20ª na história) trouxe um grande impacto para carros e pilotos, pois o novo traçado, além de mais lento, é bem mais sinuoso que o antigo Interlagos, que tinha retas enormes, fato este que causou grande desgaste para pilotos e máquinas. Tanto o foi, que dos 49 carros que largaram, apenas 16 chegaram ao final.



6 comentários:

  1. Edição marcante! Primeira no novo traçado de Interlagos e a última vitória de um Chevrolet Opala nas Mil Milhas, carro que teve tanta importância nessa prova.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente meu irmão! E essa matéria só foi possível em razão da foto que você me enviou. Muito obrigado.

      Excluir
    2. Olá Sarmento, obrigado pela matéria. Posso acrescentar que tivemos duas paradas não programadas no box que quase acabaram com a nossa corrida. A primeira por uma falha de rolamento de roda e a segunda a pouco menos de uma hora da chegada porque o Oscar passou mal e eu tive que reassumir sem luvas, sem protetores auriculares e de sapato mocassim. Mas valeu. Caso precise de mais fotos de Mil Milhas, conte comigo. Visite minha página https://www.facebook.com/Eduardo.O.Pimenta/
      Abraços!

      Excluir
    3. Olá Eduardo! É uma honra tê-lo aqui no nosso blog, muito obrigado pelo seu comentário. Infelizmente não possuo mais Facebook, mas podemos nos falar através do Instagram (@ricardojsarmento) ou e-mail rsarmento3@gmail.com.

      Estou reunindo informações sobre aquele omega com o qual você correu em 93 e 94, para escrever uma matéria sobre ele. Mas porque não escrevermos sobre todas as suas participações na prova? Se for do seu interesse, entre em contato e vamos organizar as ideias!
      Grande abraço

      Excluir
  2. Que emoção ver essa foto e essa recordação... Sou filha de Roberto Gouveia (um dos pilotos desse carro da foto). Tinha apenas 9 anos quando essa corrida aconteceu e lembro da dedicação e da animação do meu pai. Foi um grande momento da vida dele e da minha. Infelizmente, pela minha idade e pela longa duração da corrida, não pude ir a Interlagos acompanhar a brilhante atuação dele e dos seus companheiros, mas tenho boas memórias dessa época!!! Infelizmente meu pai partiu para outro plano em 2020 e antes disso, um dia conversamos que temos poucos registros dessa corrida e disse que queria muito mostrar ao meu filho (que hoje tem 8 anos). Fiquei feliz em descobrir esse pedacinho da nossa história aqui. Muito obrigada por isso!!! Caso alguém possua mais imagens ou histórias, deixo meu contato: gisellegouveia@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Giselle, tudo bem? Já nos falamos pelo Instagram, mas não posso deixar de agradecer aqui também pelo seu comentário. Fico muito feliz em saber que nosso registro pôde lhe proporcionar boas lembranças, e fico no aguardo para que possamos contar um pouco mais dessa história aqui no blog. Grande abraço!

      Excluir