"Um espaço reservado para falar das lembranças, histórias e episódios dos mais de 60 anos de Mil Milhas Brasileiras. E de outras coisas mais!"

sábado, 10 de julho de 2021

Equipe Katalogo Racing na Stock Car e Mil Milhas Brasileiras

A equipe paulista Katalogo Racing foi criada no ano de 1999 por Fernando Correa Parra, que além de chefe da casa, também corria pelo seu próprio time na Stock Car. Em que pese as participações da equipe em outras categorias, como Stock Car Light, Copa Clio, Trofeo Maserati e Pickup Racing, nossa postagem de hoje ficará restrita à participação da Katalogo na Stock V8 e Mil Milhas Brasileiras.

Na Stock, a Katalogo foi a primeira equipe a adotar o esquema de pilotos com salário, ou seja, a equipe corria com o seu próprio patrocínio, enquanto a remuneração do piloto decorria do salário previsto contratualmente. Nos 02 primeiros anos de Stock (2001 e 2002), os carros da Katalogo (geralmente inscritos com os números 37 e 73) foram pilotados por Fernando Parra e pelo carioca Cláudio Caparelli, com resultados discretos. Para 2003, pilotos como Beto Giorgi e Paulo Yamamoto também disputaram provas pelo time.

O ano de 2004 trouxe maiores avanços para a equipe, com as chegadas de Ricardo Maurício e Rodrigo Sperafico, que retornavam da Europa após temporadas em categorias de monopostos. Na estréia de Maurício, ele obteve o 3º lugar e a melhor volta na 1ª etapa do certame, disputada em Curitiba. Já Sperafico, que assumiu o carro que era do goiano Giuseppe Vecci, teve como melhor resultado o 5º lugar na 6ª etapa do campeonato (Interlagos).

A temporada seguinte apresentou um avanço ainda maior, começando pela contratação do experiente Luis Trinci, o Dragão, para a função de engenheiro chefe da equipe. Nas pistas, Pedro Gomes formou dupla com Fábio Carreira e teve resultados destacados, apesar de desentendimentos com a equipe, como o 2º lugar na 4ª etapa (Interlagos). Ao final, Gomes foi o 10º colocado na classificação, em que pese ter saído da equipe antes do término do campeonato (correu até a 5ª etapa), sendo que Paulo Salustiano, Rodrigo de Melo Pimenta, André Bragantini Jr. e até Roberto Pupo Moreno (apenas na 11ª etapa, disputada em Jacarepaguá/RJ) correram em seu lugar.

Em 2006, houve o retorno de Ricardo Maurício, que novamente fez uma campanha destacada pela equipe, lhe dando a primeira e única pole position na história, conquistada em Jacarepaguá, na 11ª etapa. A regularidade de Maurício foi tão notória, que o piloto se classificou para o playoff e terminou o ano na 10ª posição na geral, o que lhe garantiu a contratação para a equipe Medley-Mattheis para 2007, pela qual conquistou o título de 2008. No outro carro, fora inscrito o campeão mundial de kart de 1998, Ruben Carrapatoso.

2007 foi o último ano da equipe na Stock Car V8, visto que ao fim da temporada, em virtude dos resultados discretos da dupla Ruben Carrapatoso e Alan Helmeister, a Katalogo Racing fora rebaixada para a Stock Light, que no ano seguinte passou a ser chamada de Copa Vicar, numa tentativa de se desvencilhar da triste memória do falecimento de Rodrigo Sperafico, em dezembro de 2007 na pista de Interlagos (última etapa da temporada). Na Copa Vicar, correram pilotos como Hybernon Cisne, Diego Freitas e Fernanda Parra, filha do dono da equipe, que também fez participações na Trofeo Maserati e Pickup Racing.

Nas Mil Milhas, a história da Katalogo teve início oficialmente em 2003, com a participação de Fernando Parra no Protótipo MCR Chevrolet nº 56, cuja pilotagem fora dividida com Rodrigo Ribas/Luiz Fernando Cruz e Walter Soldan. A corrida para o bólido foi curta, pois completou apenas 62 voltas das 374 totais, em virtude da quebra da fixação de uma das rodas.

Ausente em 2004, a equipe retornou no ano de 2005, com o Chevrolet Omega inscrito com o tradicional nº 73, guiado por Fernando e sua filha, Fernanda Parra, além dos irmãos André e Fábio Carreira. Ao final, 38ª posição na geral com 182 voltas.

A última participação da equipe na mais tradicional prova do nosso automobilismo ocorreu na edição comemorativa de 50 anos (2006), quando pai e filha dividiram a tocada do Omega nº 73, equipado com motor V8 derivado da Stock Car. A performance foi dentro das possibilidades do GM, por competir com carros muito mais potentes e dotados de mais tecnologia (Ferrari, Porsche, Mercedes, Aston Martin, etc.), pois terminou na 13ª posição na geral e em 2º na categoria STC (mesma posição de largada, com 1min46s719).


Cláudio Caparelli - 2003

Fernando Parra - 2003

2003

Rodrigo Sperafico - 2004

Ricardo Maurício - 2004

Fábio Carreira - 2005

Fernanda Parra (Light) - 2007

Ricardo Maurício - 2006

Ricardo Maurício - 2006

Ruben Carrapatoso - 2007

Fernanda Parra (Trofeo Maserati) - 2006

Alan Helmeister - 2007

Hybernon Cisne (Light) - 2008

Time na Light em 2008 - Hybernon Cisne, Diego Freitas, Ronaldo Freitas e Welington Justino

Diego Freitas (Light) - 2008





MCR Chevrolet - Mil Milhas de 2003

Carrapatoso, Parra e Helmeister
Pedro Gomes - 2005

Roberto Moreno - 2005

Fernanda - 2008

Giuseppe Vecci - 2004

Rodrigo de Melo Pimenta - 2005



Fernanda - Trofeo Maserati

2 comentários:

  1. Muito legal, uma história praticamente inédita, sem registros outros similares, parabéns! Lembro de, presente em Interlagos nas Mil Milhas de 2006, acompanhar com curiosidade e entusiasmo o Ômega com ronco de Stock Car V8. Muito legal!

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    1. Valeu irmão! Imagino que esse carro tenha sido um espetáculo naquela prova, se destancando até no meio de carros de categorias mais altas.

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