Vivi meus primeiros 10 anos de vida em uma pequena casa localizada no bairro da Jatiúca, aqui em Maceió, capital alagoana. E esse tempo permanece muito vivo em minha memória, em parte devido à importância que é peculiar à infância na formação da personalidade do ser humano.
Uma dessas memórias é de passar na esquina de uma pequena oficina situada no mesmo bairro, e ver dois ou três Fiat Uno de corrida parados na porta, para fins de manutenção. Sinceramente eu não entendia muito a respeito, pois do alto dos meus 7 ou 8 anos de idade, a única expressão do automobilismo que eu conhecia eram as Fórmulas 1 e Indy, pois internet era algo inacessível, e assim, só restava a televisão para ter esse contato com o esporte a motor.
Digo, ainda, que apenas em 1998 ou 1999 vim saber que existia corrida de caminhão (através da transmissão ao vivo pelo Esporte Espetacular de uma etapa da Fórmula Truck), enquanto a Stock Car surgiu na minha vida no ano 2000, com aquela rodada dupla disputada debaixo de chuva em Jacarepaguá. Na ocasião, Ingo Hoffmann venceu a primeira bateria e foi segundo na outra, após largada com o grid invertido. Essa história, inclusive, já contei aqui no blog há alguns anos atrás (confiram no menu ao lado, no tópico stock).
O tempo passou e, obviamente, após algumas pesquisas, descobri que aqueles Unos corriam na categoria Copa Uno, que inicialmente fora disputada nacionalmente, passando a contar também com campeonatos regionais logo após. Um desses campeonatos foi o pernambucano, disputado no autódromo de Caruaru na segunda metade dos anos 90, que atraiu pilotos de vários estados da região, inclusive do Estado de Alagoas.
E é desses guerreiros que driblaram as dificuldades para colocar os carros na pista que quero lembrar na data de hoje, trazendo para vocês registros fotográficos fornecidos pelo meu amigo e piloto Rômulo Amorim, que me deu a oportunidade de ter contato esse material muito rico produzido pelo seu cunhado Antônio Preggo.
Destaco, ainda, os patrocínios das empresas alagoanas, que apoiavam a iniciativa desses guerreiros e ajudavam nos inúmeros custos da prática do esporte:
- Maceió Fest, carnaval fora de época que acontecia no início do mês de dezembro, entre os anos de 1993 e 2005.
- Flytour, agência de viagens da capital alagoana (não existe mais).
- Concessionária de caminhões Novepe (não existe mais).
- Pemagri: Concessionária e retífica de tratores e máquinas agrícolas que atua até hoje no mercado.
- Cycosa: Concessionária Ford que chegou a ser uma das maiores do Brasil, cujo encerramento das atividades ocorreu concomitantemente ao fim das operações industriais da Ford em nosso país.
- Profertil: Indústria local de adubos e fertilizantes em atividade há quase 60 anos.
- Retífica Oliveira: Manteve-se em funcionamento até o início dos anos 2000.
- Ferraro Turbo: Oficina pioneira em instalação de kit turbo e injeção eletrônica em Maceió, que funcionou até pelo menos 12 anos atrás.
- Café Coringa: Marca pertencente ao Grupo Coringa, atuante em vários ramos do seguimento alimentício, em atividade até hoje.
- Lojas Guido: Comércio de móveis, eletromésticos e eletrônicos atuante até hoje.
- Zampieri Imóveis: Imobiliária e corretora em atividade.
Edgard Vieira - Foto de José Gonçalves |
Artur Coutinho |
Fabian Guimarães (Uno) e Luiz Paulo Leão (Corsa) com pilotos pernambucanos da Speed 1600 |
Luiz Paulo Leão |
Luiz Paulo Leão - |
Luiz Paulo Leão no autódromo de Fortaleza, em um Aldee Spyder |
Luiz Paulo Leão |
Fiat Strada Safety Car |
Fiat Fiorino da Ferraro Turbo |
O piloto Edgard Vieira |
Edgard Vieira e seu Uno com rodas Binno B-880 (chamada por alguns de pé de galinha) e grade dianteira do Fiat Tipo |
Piloto Roberto Marinho |
Piloto Marcelo Maia |
Piloto Márcio Souza Leão |
Piloto Rômulo Amorim |
Piloto Fabian Guimarães |
Piloto Marco Mozart |
Ricardo foi uma época muito boa para o automobilismo no nordeste principalmente aqui em Alagoas. Tínhamos muitos campeonatos deste fórmula Ford ,protótipos e principalmente turismo. Várias equipes de Alagoas bem estruturadas e várias empresas locais apoiando o esporte. Aproveitei este momento da melhor maneira possível graças a vários amigos, e principalmente ao Sr Deus que nos permitiu tudo isso
ResponderExcluirAbraços do amigo e parabéns mais uma pelo excelente blog.
Posso imaginar que as memórias dessa época não têm preço! Isso faz valer todos os esforços empreendidos na busca pela participação nas corridas, que trouxeram além de vitórias nos resultados de pista, a maior vitória que é a satisfação e o orgulho de vencer as adversidades. Muito obrigado, meu amigo. É uma honra poder compartilhar essas histórias.
ExcluirRicardo só uma correção: autor das fotos Antônio Preggo!
ResponderExcluirCorrigido! Não sei de onde tirei esse Walter, rsrsrsrs
ExcluirRicardo muito importante você ter citado muitas das empresas que se envolveram no automobilismo de alguma maneira. Muitas não existem mais, o que importa é que registraram seu nome e sua marca.
ResponderExcluirObrigado à todas!