A história da participação de pilotos colombianos nas Mil Milhas de 1986, me inquietava desde que tomei conhecimento a respeito, em meados de 2006, ao ler uma matéria publicada pelo homem-arquivo de histórias automobilísticas Jorge Kraucher, em seu enciclopédico portal Speedonline.
Desde então, sabia apenas que se tratava de um Chevrolet Opala Stock Car alugado, no qual estavam inscritos os pilotos Pablo Gomes, Pedro Cárdenas e Jaime Quinteros Jr. E que completou apenas 02 voltas da corrida, permanecendo parado ao lado da pista até o final.
Mas, graças ao faro investigativo e jornalístico do meu irmão Rodrigo Carelli, cabeça do verdadeiro banco de informações automobilísticas //blogdocarelli.blogspot.com, ao obter matérias sobre a prova publicadas na extinta revista Motor 3 e no jornal O Estado de São Paulo, pude desvendar os liames dessa história, que passo a contar a vocês da seguinte forma.
O trio de pilotos citado acima, que trazia os predicados de campeão e vice de turismo colombiano de 1985 (Gomes e Cárdenas, respectivamente), além de campeão da Fórmula 3 Colombiana (Quinteros Jr.), alugou um Stock da equipe do saudoso Reinaldo Campello, que fora inscrito sob o nº 45.
Nos treinos, obtiveram a marca de 3min24s49 (a pole position fora conquistada pela dupla campeã de 1985, Paulo Gomes e Fabio Sotto Mayor, com 3min07s87), suficiente para levá-los à 23ª posição no grid formado por 36 carros. porém, como dito acima, a participação dos colombianos fora encerrada com 02 voltas completadas.
Apesar de terem prometido voltar, a equipe jamais voltou a disputar uma Mil Milhas.
Mais uma curiosidade sobre a maior prova de longa duração do nosso automobilismo. Uma pena não termos conseguido - ainda - uma foto "de corpo inteiro" do Opalão dos Colombianos.
ResponderExcluirPode crer, meu velho. Quem sabe alguém tem essa foto escondida em alguma arquivo, e um dia ela aparece!
ExcluirLembro bem da passagem dos colombianos nesta edição da Mil Milhas mais não tinha estas informações, tempo da volta causa da desistência e até hoje aguardo o retorno dos irmãos colombianos. Valeu o registro!
ResponderExcluirPois é, meu amigo, até informações sobre esse pilotos na atualidade é difícil de encontrar.
Excluir