"Um espaço reservado para falar das lembranças, histórias e episódios dos mais de 60 anos de Mil Milhas Brasileiras. E de outras coisas mais!"

segunda-feira, 15 de maio de 2023

Opala Força Livre - 1989

O Chevrolet Opala é sem dúvidas o carro nacional com maior tradição na história das Mil Milhas Brasileiras. A primeira participação na prova ocorreu em 1970, ocasião em que foram inscritos 02 exemplares: Nº 84 de Pedro Victor de Lamare/Artur Bragantini e nº 93, de Luiz Zanforlin/Joseph Ferruglio. O melhor colocado fora o nº 84, que terminou na 19ª posição (grid formado por 50 carros), com 164 voltas completadas.

Entre 1981 e 1990, das 09 provas disputadas, apenas 01 não foi vencida pelo modelo da Chevrolet, que também assegurou os demais lugares do pódio em várias dessas edições. A última participação de um Opala nas Mil Milhas ocorreu em 2005, com o exemplar equipado com motor V8 derivado da Nascar (Busch Series, atual Xfinity), pilotado pelo trio Guido Borlenghi, Archimedes Delgado e Jonatas Borlenghi.

Mas hoje trazemos o Opala força livre do trio formado por Edson Serrano/Carlos Henrique Castralli/Haroldo Silva, que em 1989 alcançou a 29ª posição na classificação geral, ao completar 154 voltas. A receita básica de preparação era a tradicional: Motor 250s 6 cilindros, com 01 carburador Weber 44, câmbio Dodge 4 marchas e diferencial Dana 44, derivado do Ford Maverick V8.




* Fotos retiradas do perfil pessoal do Instagram do piloto e preparador Carlos Henrique Castralli

2 comentários:

  1. Ricardo realmente em tratando-se de Mil Milhas o Opala sempre fez presença no grid e no podium. Nesta edição de 2023 tivemos um Opala inscrito, porém acidentou-se nos treinos e não deu para recuperar e o trio participou com um Palio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem lembrado, meu amigo. Seria um belo retorno do modelo à prova. Mas quem sabe em 2024?

      Excluir