"Um espaço reservado para falar das lembranças, histórias e episódios dos mais de 60 anos de Mil Milhas Brasileiras. E de outras coisas mais!"

terça-feira, 28 de janeiro de 2025

Ford Courier Si Tuning 1998

Para quem já era apaixonado por carros no início dos anos 2000, a foto de capa dessa matéria despertará boas lembranças. Sim, em meados de 2003, vivíamos o auge do "tuning", um estilo de modificação automotiva que prezava pelo visual externo e/ou interno dos veículos. O que hoje pode parecer um tanto quanto chamativo, naquela época era sensação nas ruas.

Existia tuning para todos os gostos e bolsos, desde modificações mais leves que incluíam rodas maiores, suspensões mais baixas (seja a ar, com molas esportivas, ou simplesmente cortando as molas originais!), películas mais escuras nos vidros e spoilers dianteiros e laterais, até modificações mais radicais, como parachoques mais largos feitos em fibra, com telas metálicas onde antes vinham apliques de plástico (grades frontais, saídas laterais de ar, etc.) e adoção de luzes neon (geralmente na cor verde) na parte de baixo do carro.

Era de virar o pescoço quando um fiesta, corsa, gol, palio, etc., passava pela rua equipado com alguns dos itens acima, além de escapamento esportivo roncando mais alto (ainda que o motor fosse original ou com modificações simples, como um filtro de ar esportivo e sistema de exaustão dimensionado) e a carroceria lisa (sem emblemas e algumas vezes sem as maçanetas das portas). Há quem investisse pesado em sistemas de som também, que iam muito além da qualidade e força do palco sonoro, adotando apliques e revestimentos em acrílico, iluminados por lâmpadas de neon.

Nessa época, eu estudava na parte baixa da cidade (mais precisamente no Bairro de Jatiúca), e quando saía da escola para ir pegar o ônibus de volta para casa, passava na frente de uma oficina de pinturas e fibra que ficava bem na Avenida Júlio Marques Luz (antiga Avenida Jatiúca), que já foi mais conhecida pela grande quantidade de lojas de carros usados e oficinas mecânicas.

Sempre com alguns carros sendo reparados ou modificados, essa oficina (Oficina Nota 1000) tinha como carro propaganda uma Ford Courier azul, que há pouco tempo vim saber que se tratava de um modelo SI 1.4 1998, e que foi meu "sonho de consumo de adolescente" por muito tempo. Eu passava pela calçada esticando o pescoço para observar o maior número de detalhes possível dos carros, em tempos em que o máximo que um celular fazia eram ligações, envio de sms e o tal do joguinho da serpente. Câmeras digitais estavam engatinhando por aqui e eu só vim ter uma no ano de 2006.

O carro era equipado externamente com belas rodas de liga leve (tradicional marca Binno) e pneus de perfil baixo para a época. Mas o que mais impressionava eram os parachoques modificados, sendo o traseiro similar aos de carros de competição (com extrator de ar) e o dianteiro com as entradas de ar e grades substituídas por telas metálicas. Nas laterais, ainda tinham aletas inferiores e dois cortes paralelos, no melhor estilo Audi RS4 (lançada em meados de 2001).

Completava o visual da traseira a capota marítima e as lanternas com apliques fumê nas luzes de ré e direcionais. Nem as maçanetas passaram despercebidas, pois foram pintadas em prata, para combinar com o belo azul da carroceria.

O interior, apesar de eu não ter fotos, não ficou esquecido. Lembro bem que o painel era prata e tinha apliques (molduras, saídas de ventilação, detalhes das forrações de portas, etc.) pintados no mesmo tom de azul da carroceria. E a modificação era ainda mais realçada com volante esportivo, relógios sobrepostos no painel e bancos em couro com detalhes em azul.

Guardei na memória esse carro, e sempre que o assunto era o passado dos carros equipados de Maceió/AL, tinha por obrigação citar essa courier. Mas faltava uma foto bem nítida e detalhada da criança. Bem, hoje finalmente a consegui, após breve consulta ao acervo do jornal Gazeta de Alagoas. E compartilho com você, seja de Maceió/AL ou de qualquer lugar, essa memória sobre rodas.

Ao que parece, esta Courier continua licenciada, desta feita no Estado de São Paulo, embora seu primeiro licenciamento tenha ocorrido no Estado do Maranhão.

Fonte: Jornal Gazeta de Alagoas (encarte Gazeta Automóvel, de 26 de fevereiro de 2004.



Nenhum comentário:

Postar um comentário