"Um espaço reservado para falar das lembranças, histórias e episódios dos mais de 60 anos de Mil Milhas Brasileiras. E de outras coisas mais!"

segunda-feira, 1 de setembro de 2025

A última (?) Mil Milhas de Chico Serra - 2007

Francisco Adolpho Serra, ou melhor, Chico Serra, é indiscutivelmente um dos grandes pilotos da história do automobilismo nacional, considerando os feitos alcançados ao longo da carreira, além da sua participação em episódios marcantes da história do esporte a motor. Um exemplo são as corridas que disputou pela Escuderia Fittipaldi na F1, da qual todos nós sabemos das lutas e dificuldades para colocar um carro no grid de largada naquela época.

Em termos de Mil Milhas, Chico fez sua estréia em 1981, e já com vitória na classificação geral. Naquela ocasião, dividiu um Chevrolet Opala Stock Car com os irmãos Affonso e Zeca Giaffone, que marcou a 5ª posição nos treinos classificatórios. Porém, um vazamento de óleo do motor no fim dos treinos, fez com que o preparador Jayme Silva decidisse pela troca do propulsor, o que colocou o Opala na última posição do grid. Mas, através de uma eficiente estratégia de paradas e plano de corrida bem traçado pelos pilotos e por Jayme Silva, os últimos passaram a ser os primeiros, e o trio do Opala nº 6 venceu a disputa após 12h32min13s.

Já tricampeão da Stock Car (1999 a 2001, a bordo do Chevrolet Omega, Vectra chassi tubular com motor 6 cilindros e também com o motor V8, respectivamente), Chico realizou o sonho de disputar uma Mil Milhas com seu filho Daniel, que naquele ano estreava na categoria principal (Equipe Amir Nasr Racing) após ser vice-campeão da Light em 2006. Sobre Daniel Serra, cabe registrar que além de tricampeão da Stock (2017 a 2019), possui, dentre outras conquistas importantes, duas vitórias na classe GTE Pro nas 24 Horas de Le Mans (2017 com Aston Martin Vantage GTE e 2019 com Ferrari 488 GTE Evo).

Naquela Mil Milhas, pai e filho tiveram a companhia de Chico Longo na Ferrari 430 GT nº 74 da equipe JMB Racing. Inscrita na categoria GT2, a linda Ferrari largou da 13ª posição, com o tempo de 1min33s672. Na corrida, Chico, Daniel e Longo terminariam na mesma posição de largada, com 318 voltas completadas.

E desde então, Chico Serra não disputou mais nenhuma Mil Milhas. Mas quem sabe ele não volta em 2026?