"Um espaço reservado para falar das lembranças, histórias e episódios dos mais de 60 anos de Mil Milhas Brasileiras. E de outras coisas mais!"

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Siga em paz, Paulo Kunze







Faleceu na manhã de hoje no Hospital Alvorada o piloto Paulo Kunze, de 67 anos. Paulo, que era empresário e piloto da Stock Car Paulista - categoria que utiliza os antigos carros da Stock Car Brasil - sofreu um grave acidente na saída da curva do sol, em Interlagos, no último domingo na 1ª volta da 3ª etapa da Stock Paulista. Após ser tocado por William Ayer que voltava desgovernado para a pista, o Omega nº12 de Kunze capotou, passou por cima do guard-rail perto do conhecido "muro do Berger" e parou em um barranco ao lado da pista.

Kunze foi socorrido e atendido pela equipe médica da pista, e posteriormente levado para o Hospital Alvorada, onde foi operado por conta de um um coágulo no cérebro ainda no domingo. Desde então, permanecia em coma na UTI do hospital com quadro neurológico grave.

Após o acidente com Gustavo Sondermann - que veio a falecer 3 dias depois - no último dia 3, muito se questionou sobre a segurança do autódromo de Interlagos e dos bólidos da Stock Car. Ao contrário do que ocorreu com a gaiola do Stock de Sondermann, o monobloco do Omega de Kunze resistiu bem ao impacto da batida, garantindo a proteção do piloto. Também foi falado o fato dele não estar usando equipamentos de segurança em bom estado, o que foi negado e comprovado posteriormente.

Infelizmente, as fatalidades acontecem no automobilismo. Paulo Kunze não morreu por estar usando um capacete velho, pelo santoantonio do carro não ter sido resistente o suficiente e muito menos por Kunze ter idade avançada. Nada disso aconteceu. Pedro Muffato, por exemplo, tem mais de 70 anos e corre na Fórmula Truck numa "jamanta" de várias toneladas a 200 km/h. José Luiz Nogueira, o conhecido Graham Hill, tem quase 80 anos e com mais fôlego e reflexos que muita gente de 30, 40 anos. Isso sem falar em Paul Newman, Ingo Hoffmann, Emerson e Wilsinho Fittipaldi, entre tantos outros. Na minha humilde opinião, essa foi mais uma fatalidade da vida. Pessoas morrem todos os dias com balas perdidas, assaltos até mesmo por infartos na poltrona assistindo TV. Para os familiares e amigos, vão restar as lembranças e a saudade desse homem, piloto, empresário, pai de família e um grande ser humano. Que descanse em paz e siga sua missão em outras dimensões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário