"Um espaço reservado para falar das lembranças, histórias e episódios dos mais de 60 anos de Mil Milhas Brasileiras. E de outras coisas mais!"

domingo, 3 de abril de 2011

Descanse em paz, Gustavo Sondermann






Mais um acidente para marcar negativamente o nosso automobilismo. Faleceu hoje, em virtude de coágulos cerebrais decorrentes de fraturas no crânio, o piloto paulistano Gustavo Sondermann. Na 4ª volta da primeira etapa da Copa Montana, realizada no Autódromo de Interlagos sob forte chuva, Sondermann escapou da pista devido a um toque de Tiago Geronimi, bateu no muro da curva do café, rodopiou de volta para a pista e acabou sendo acertado lateralmente por Pedro Boesel. O acidente ainda envolveu Marcelo Cesquim e Marcelo Tomasoni.

A corrida era realizada sobre forte chuva, e as condições de visibilidade eram precárias, sendo necessária a presença do safety-car na pista durante algumas voltas. Na relargada, ocorreu o malfadado acidente que vitimou Gustavo Sondermann. Aqueles que acompanham o automobilismo, sabem que em corridas acidentes podem acontecer em qualquer situação. Não há como prever. Porém é inaceitável saber dos riscos e não tomar providência alguma para evitá-los ou suavizar os seus efeitos. As autoridades competentes sabiam do risco de ter um muro tão próximo da pista em uma curva tão rápida. O acidente ocorrido em dezembro de 2007, que vitimou Rafael Sperafico - então companheiro de Sondermann na antiga Stock Light - foi uma prova clara de que algo teria que ser feito. Porém, nada aconteceu e hoje, temos mais uma vítima.

Gustavo Sondermann tinha 29 anos, nasceu na capital paulista e começou no Kart aos 16 anos. Foi um dos pilotos que participaram da temporada de estréia da Fórmula Renault no Brasil, em 2002. Passou ainda pelas Fórmula Renault Inglesa e Européia. Em 2006 voltou ao Brasil, correndo algumas etapas da antiga Stock Car Light, onde correu até o fim da categoria, em 2009. O maior título da da carreira foi conquistado em 2008, quando venceu a temporada da Pick-up Racing.

Um comentário: