"Um espaço reservado para falar das lembranças, histórias e episódios dos mais de 60 anos de Mil Milhas Brasileiras. E de outras coisas mais!"

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Vencedores das Mil Milhas - 1965


A 7ª edição das Mil Milhas Brasileiras, disputada entre 27 e 28 de novembro de 1965, teve como vencedores a dupla paulista Justino de Maio e Vitório Azzallin Filho, que disputaram a prova a bordo da carretera Chevrolet Corvette Nº 50. Pode-se dizer que a vitória da dupla foi uma verdadeira surpresa, pois entre os favoritos estavam pilotos de maior fama e com carros bem preparados, como:

Alfa Giulia 1600 nº 25 Emílio Zambello e Marivaldo Fernandes
Carretera Chevrolet Corvette nº 2 Catharino Andreatta e Victorio Andreatta
Carretera Chevrolet Corvette nº 18 Camilo Christófaro e Antonio Carlos Aguiar
Alfa Giulia 1600 nº 23 Piero Gancia e Ruggero Peruzzo
Carretera Chevrolet Corvette nº 34 Caetano Damiani e Bica Votnamis

Após a largada, Caetano Damiani assumiu a liderança, sendo ultrapassado pouco tempo depois por Camilo Christófaro. Após Camilo abandonar com uma ponta de eixo quebrada, Damiani retomou a liderança, perdendo por volta das 6:30 da manhã para Victorio Andreatta, que por sua vez capotou a carretera devido a quebra da direção do carro. Então, a liderança passou para Ruggero Peruzzo, que mis tarde teve problemas com o tanque de combustível que se soltou dentro do carro, ficando impossível continuar devido ao forte cheiro de gasolina. Por fim, foi então que a liderança da prova ficou com a dupla da carretera Nº 50, que levou o carro até o final num ritmo seguro e constante, conquistando uma vitória inesperada até algumas horas antes da bandeirada.



3 comentários:

  1. Olá Ricardo!
    Sou filho de Artur Carlos Mendicino, preparador da carretera 50 que venceu na constância essa edição. Escutei muitas vezes a história dessa corrida e pra mim é um baita orgulho e exemplo do acerto de carro e ritmo que uma prova de endurance exige.
    Infelizmente meu Pai não tinha material fotográfico dessa prova. Você tem mais, além dessa foto?
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Bruno, tudo na paz? Muito obrigado pelo seu comentário. Possuo mais algumas fotos da carretera, se você quiser, me passe seu e-mail e eu as enviarei. Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Ricardo! Desculpe o atraso na resposta, só agora eu vi.
      Puxa, que demais que você tem! Gostaria muito que me mandasse, sim! Aliás, o que tiver dessa corrida além de seu excelente resumo já publicado é bem vindo.
      Meu e-mail é piloto@brunomendicino.com.br

      Um abração!

      Excluir