O início da temporada de 2007 marcou a mudança da equipe Medley - Mattheis para a tradicional Vogel, comandada pelo experiente Mauro Vogel. Na época falou-se muito sobre essa mudança de equipe, já que o time de Andreas Mattheis era (e ainda é) um dos únicos que em todos os anos tem possibilidade de disputar o título de pilotos. Falou-se sobre a questão financeira, pois na época Giuliano tinha um ótimo salário para os padrões do automobilismo nacional da época, e o patrocinador da equipe tinha como objetivo naquela temporada contratar pilotos mais jovens com o objetivo de cortar custos. Foi então que surgiu o confortável patrocínio da Texaco, mas que não foi possível encaixá-lo na equipe de Andreas Mattheis. Como a maioria das equipes de ponta já estavam com as vagas preenchidas, Losacco fechou contrato com a Vogel, uma equipe com boa experiência na Stock Car, mas que há um bom tempo não vinha sendo presença constante nas primeiras posições da tabela.
Pode-se dizer que esse foi o pior ano de Losacco na Stock. Após um início de campeonato regular, na segunda metade da temporada seu o rendimento caiu muito, sendo constantes os abandonos nas corridas e ser superado pelo companheiro de equipe Thiago Camilo nas classificações e resultados das corridas (foram duas poles e uma vitória de Camilo naquele ano). A "zica" nesse ano foi tão grande, que Giuliano chegou a trocar o carro com o companheiro de equipe e mesmo assim os bons resultados não apareceram. Ao final do campeonato, ele terminou com 28 pontos marcados e tendo como melhor resultado um 6º lugar obtido na 2ª etapa, disputada em Curitiba.
Ainda em 2007, Giuliano disputou as duas últimas corridas (disputadas no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos) do então estreante GT3 Brasil (Hoje GT Brasil) em dupla com Renato Cattalini numa Ferrari F430. Os resultados foram um 3º lugar e um 2º lugar.
Para 2008, mais uma mudança de equipe na Stock Car. Desta vez Giuliano transferiu-se para a equipe JF, chefiada pelo ex-piloto e preparador Jorge de Freitas, equipe que no passado já tinha sido campeã de pilotos e equipes com Ingo Hoffmann. O ano de 2008 foi bem melhor que o anterior, pois Losacco voltava a se classificar para o play-off, que definia os 10 pilotos com chances de conquistar o título nas últimas 04 etapas. Teve como melhor resultado no ano o 2º lugar obtido na etapa de Londrina, e marcou no total 231 pontos, o que o deixou na 6º colocação na classificação final do campeonato. Desta vez terminou o campeonato à frente do seu companheiro de equipe, Átila Abreu, sendo que ambos se classificaram para o play-off.
No ano seguinte permaneceu na JF, ano que ficou marcado pela mudança no equipamento na Stock Car V8. Eram aposentados os antigos chassis tubulares, projeto utilizado desde 2000 (com algumas modificações no decorrer dos anos) e entravam em cena os novos carros, numa tentativa de aproximar-se do visual dos carros do DTM. O ano não foi dos melhores para Losacco, que teve como melhor resultado um 4º lugar conquistado em Interlagos e 41 pontos marcados no campeonato.
No início de 2010, Losacco entrou em negociação para se transferir para a equipe Red Bull - WA Mattheis, porém o patrocínio que iria levar (Energéticos Flash Power) para a equipe era conflitante com que o que já exibia sua marca nos carros de Andreas Mattheis (Red Bull). A negociação, portanto, fracassou, e Giuliano teve que apostar suas fichas numa equipe nova na categoria, a Carlos Alves/Mico's Team. Seu companheiro de equipe foi o paranaense Thiago Marques, que já havia dividido os boxes com ele na JF. A temporada de 2010 não foi de muito sucesso, tendo como melhor momento o 5º lugar conquistado em Curitiba, na 9ª etapa. O saldo final foi de 32 pontos. Só para constar, essa equipe foi rebaixada ao fim da temporada, mas voltou a ser inscrita no ano seguinte na vaga da Amir Nasr. Mas na prática, houve apenas uma troca, pois os funcionários da equipe dos Uruguaios Pablo e Mico trabalharam pela equipe brasiliense. Na temporada de 2012, a equipe voltou a disputar o campeonato, com os irmãos Sperafico (Ricardo e Rodrigo).
Paralelamente à Stock Car, Giuliano disputou a primeira temporada do Trofeo Linea, categoria monomarca idealizada por Felipe Massa. Nesse ano, venceu uma corrida (disputada em Curitiba) e terminou o campeonato em 5º lugar, com 61 pontos marcados.
Para 2011, a tentativa de voltar as boas exibições na Stock veio com a parceria com a equipe Hot Car, comandada pelo experiente e competente Amadeu Rodrigues e que desde 2001 compete na Stock Car. O companheiro de equipe na Hot Car foi o jovem Eduardo Leite. 2011 foi um ano melhor que os dois anteriores em termos de pontuação (49 pontos marcados no total), e que teve como melhor resultado um 4º lugar obtido na etapa de Brasília.
No Trofeo Linea, um bom campeonato, com duas vitórias (Curitiba e Interlagos) e o 3º lugar na classificação final, com 73 pontos marcados.
Em outubro, participou de testes com um carro da K&N East Series, divisão regional da Nascar, juntamente com o brasileiro Carlos Iaconelli e o espanhol Adrian Campos Júnior. Os testes foram promovidos pela X-Team Racing, primeira equipe brasileira na Nascar, que visava fazer os testes de preparação para a temporada de 2012. Inicialmente estavam previstos dois dias de atividade, mas o segundo dia de testes no oval curto de Hickory, localizado no estado da Carolina do Norte foi cancelado em virtude da chuva.
Ainda em 2011, fez duas participações no Campeonato Brasileiro de Marcas, correndo com um Corolla preparado pela equipe Bassani Racing. Giuliano disputou as rodadas duplas de Londrina (10º lugar e 17º lugar) e de Curitiba (10º lugar e 15º lugar).
Na temporada corrente, Losacco não tinha planos de disputar o campeonato da Stock Car. Além de não ter fechado com nenhum patrocinador, não restavam mais vagas em equipes com chances de disputar vitórias. Foi quando surgiu o convite de Eduardo Bassani, dono da Bassani Racing (que já teve parceria com o ex-lateral da Seleção Brasileira Roberto Carlos iniciada em 2005), que não tinha patrocinador fechado e que quase deixou de correr a 1ª etapa de 2012 por falta de pilotos e patrocínio. Losacco e Felipe Maluhy assumiram os carros da Bassani, correndo com a carenagem branca, sem os patrocínios principais na duas primeiras etapas, ficando de fora da 3ª e 4ª etapa. Nas duas etapas em que correu pela Bassani, Losacco terminou em 18º e 17º lugar.
A temporada da Stock ainda reservou uma supresa para Giuliano. Com a suspensão de Alceu Feldmann por conta da recusa do piloto em fazer o exame antidoping, a equipe Shell Racing, filial da equipe de Andreas Mattheis, escalou Giuliano para substituí-lo nas etapas restantes do campeonato. Ele disputou as seguintes etapas:
Salvador - abandonou
Cascavel - abadonou por conta do estouro do pneu e posterior acidente
Tarumã - 12º lugar
Curitiba - 11º lugar
Brasília - 14º lugar
O melhor momento da participação de Losacco pela Shell Racing foi a 5ª posição no grid de largada para a etapa de Brasília. Infelizmente, o carro perdeu rendimento no decorrer da corrida e o deixou no meio do pelotão. Para a corrida do milhão, Losacco perdeu a vaga para Hélio Castroneves, em virtude de acertos comerciais do patrocinador (a Shell patrocina tanto a equipe da Stock quanto o carro de Hélio na Fórmula Indy). Assim, encerra a participação dele nesta temporada, com 33 pontos marcados em 07 corridas. Até agora, Losacco tem 08 vitórias e 09 poles na categoria.
Na Copa Linea (antigo Trofeo Linea), ele teve uma temporada discreta, sem vitórias, tendo como melhores resultados dois terceiros lugares, terminando o campeonato na 5ª colocação, com 66 pontos.
Bem, com este artigo, dividido em duas partes, tive o objetivo de fazer um breve relato sobre a carreira de um dos meus ídolos no esporte a motor. Infelizmente, a carreira de Giuliano Losacco sofreu um forte declínio de 2007 em diante. Mas fico na torcida para que ele tome o rumo de volta às vitórias na Stock ou em qualquer outra categoria em que venha a participar, pois além de um ótimo piloto, Losacco é um grande batalhador e um dos poucos "gente boa" que sobrevivem em um meio repleto de arrogância e falsidade, e que muitas vezes chega a ser desleal. Muita boa sorte para ele!
Excelente reportagem, sou fã do Losacco e gostaria muito ve-lo na stock car em seus melhores dias derrotando o Protegido Cacá Bueno. Boa sorte ao Losacco.
ResponderExcluirMuito obrigado Sérgio. Também torço muito para que o Losacco volte a disputar o campeonato da stock em alto nível. Boa parte dos pilotos daquele grid, incluindo vários que estão em equipes de ponta, não chegam perto do nível de pilotagem que o Giuliano tem. E esse monopólio de títulos e vitórias também incomoda muito, a categoria precisa rever uma série de fatores. Abraço!
ExcluirGosto muito do estilo de pilotagem do Losacco. Alem disso, aparenta ser um cara muito gente boa.
ResponderExcluirEspero que ele encontre uma equipe de bom nivel para ele atropelar o protegido da Globo.
Também espero que ele consiga uma vaga numa equipe de ponta da stock, Eduardo. Um piloto como ele merece mais chances de fazer uma carreira mais vitoriosa na stock car, acabando com esse monopólio de vitórias.
ExcluirObrigado!
Ricardo, boa tarde! Tenho procurado informações sobre o Losacco porém acredito que a carreira deve ter chegado ao fim sem patrocínio e com o fim do troféu linea. O que me irrita é ver pilotos fracos na Stock em bons carros e ter o Losacco fora da categoria...eu cheguei a pensar que a Shell daria o carro para ele em 2013..quem sabe um milagre para 2014! Quanto a mil milhas seria interessante termos esta prova novamente, realmente o automobilismo brasileiro vai muito mal...do Kart a F1.
ResponderExcluirBoa noite Sérgio! Torço para que essa ausência do Losacco tenha sido uma pausa, para renovar as forças, e não um fim propriamente dito. Ele foi um dos grandes nomes do automobilismo nacional no início da década passada, um cara batalhador e muito talentoso. Mas como ele mesmo já disse em algumas oportunidades, pesa muito a questão dos patrocinadores, principalmente depois da necessária mudança do carro da Stock Car.
ExcluirQuanto aos pilotos do atual grid, realmente, alguns nomes são fracos mesmos, ainda que cheguem a vencer corridas. Com patrocínio, o Losacco garantiria uma vaga fácil na Stock. mas, vamos torcer para vê-lod e volta em 2014. Um grande abraço e muito obrigado pelo comentário!
Ricardo, boa tarde! Parabéns pelo blog, muito bom...eu concordo contigo, espero que seja somente uma pausa na carreira para volta em grande estilo. O que mais estranho é que nas transmissões da Globo e Sportv não se toca neste assunto, por exemplo o Losacco é um Bi-campeão da categoria enquanto teve carro e não foi prejudicado venceu o "protegido Cacá Bueno", será que é isto? Já chamaram pilotos para participar da transmissão que não teve o sucesso do Losacco (O Thiago Marques por exemplo).
ResponderExcluirSeria mesma coisa (guardadas as devidas proporções) que na formula 1 o Alonso não corresse em 2014 e ninguém falasse nada no ano inteiro......realmente me parece muito estranho. Quanto a temporada da Stock, vou torcer pelo Thiago Camilo que merece muito este titulo e também pelo Daniel Serra se não for prejudicado pelo fato de ser companheiro do "Cacá Protegido Bueno". Se fosse ele (Cacá) tirado da corrida passada pelo Atila ele teria feito o maior escândalo, porém como foi dele o erro, fez papel de bom moço.
Desculpe o tamanho do comentário, um abraço! Sérgio.
Sérgio, além de bi-campeão da Stock, o Losacco é o campeão e bi-campeão mais jovem da categoria. o problema do esquecimento por parte da Globo deve ser porque ele não tem uma grande empresa patrocinadora atrás dele, que cobre ou até mesmo "pague" por suas aparições em determinados programas da emissora.
ResponderExcluirConcordo com você em relação ao Thiago e ao Daniel. O Thiago já era pra ter sido campeão há muito tempo e o Daniel tem se mostrado um piloto rápido e competitivo, o bastante para ser campeão nesta temporada.
Um grande abraço!
Ricardo, boa noite! Depois da final da Stock que assisti em dez/13 em Interlagos, o Thiago Camilo e o Daniel Serra são muito azarados, não tem a sorte de um campeão infelizmente, pelo menos não foi o protegido Cacá Bueno. Já o Losacco pelo andar da carruagem infelizmente me parece que está fora mesmo do automobilismo.
ResponderExcluirUm abraço!
Olá Sérgio, boa tarde! Foi incrível o que aconteceu com o Daniel Serra e com o Thiago Camilo, dois pilotos que disputaram a temporada de forma sólida e constante, sem cometer erros bobos ou precipitações.
ExcluirEntão fico impressionado com certas situações que acontecem no automobilismo, como muitos pilotos que têm tudo para serem campeões acabam perdendo essas chances no momento crucial. Mas é aquela coisa, aquela tão falada sorte de campeão que acompanha alguns pilotos. E no caso da Stock, ela esteve do lado de Ricardo Maurício, um grande piloto, diga-se de passagem.
Quanto ao Cacá Bueno, respeito o grande piloto que ele é, mas compartilho da sua opinião, e não consigo ter simpatia por ele. Isso muito por conta dos traços de arrogância que ele possui.
Um grande abraço, e muito obrigado pela sua audiência no blog!
Ricardo, bom dia! Tudo bem? Você já tem noticias de quem serão os pilotos convidados para a corrida de abertura da Stock Car 2014?
ResponderExcluirBoa noite Sérgio, tudo na paz! Olha, por enquanto não tenho informações de nada a respeito dos pilotos convidados para a 1ª corrida. Até mesmo sobram vagas ainda para pilotos titulares na stock, que muitas vezes só são definidas poucas semanas antes do campeonato começar. Mas vamos ficar de olho! Abraços!
ResponderExcluirRicardo, boa tarde! Verdade estão sobrando 04 ou05 vagas pelo que tenho acompanhado, tem gente fraca que ficou ainda infelizmente, ter patrocínio faz toda a diferença, o talento é detalhe. Em ano de copa do mundo a stock car ficará esquecida, somente para quem acompanha mesmo, de resto deve encolher de publico e audiência este ano, acho que a band dá uma excelente cobertura a formula truck, já a globo é complicada demais...bom, como vc disse, vamos ficar de olho!
ResponderExcluirSérgio, já saíram alguns nomes para formar dupla na corrida de abertura da Stock:
ResponderExcluirÁtila Abreu/Nelsinho Piquet
Max Wilson/Dean Canto
Ricardo Maurício/Osvaldo Negri
Felipe Lapenna/Chico Serra
Raphael Matos/Felipe Maluhy
Fora que ainda há vagas disponíveis para pilotos fixos na RC3 Bassani, Officer Pro GP (1 vaga) e Boettger. Quem sabe o Losacco não pega uma dessas vagas?
Por enquanto é tudo o que sei. Abração!
Ricardo, bom dia! Tudo bem? E ai vai começar a temporada 2014 da stock car, tem algumas mudanças porém nas principais equipes continua tudo igual (RCM/Matheis), algumas estreias, outros veteranos que continuan (Feldman), acho que a corrida de duplas será interessante, com Senna/Piquet, talvez alguns estrangeiros possam roubar a cena, vamos ver. Quanto as vagas me parece que agora somente sobrou uma na Officer Pro que pelos comentários deve ser da Bia Figueiredo que na minha opinião atrai patrocínio e não tem tudo isto de talento e outra vaga na RC3 Bassani, que também deve estar correndo atrás de patrocínio e não piloto mesmo....infelizmente. O que me deixa feliz e ver o Losacco acelerando novamente, quem sabe ele não surpreende a todos nesta corrida com um bom resultado, os carros da Officer GP são bons e assim ele fica de vez, seria muito legal para a categoria e para nós que torcemos por ele e por uma categoria mais equilibrada, como a Truck que bate de 10 x 0 na stock.
ResponderExcluirUm abraço!
Sérgio
Olá Sérgio, tudo na paz! Bem, em termos de pilotos e equipes, o cenário na Stock parece-me que vai continuar o mesmo, pois sabemos quais são as equipes que ganham corridas e que os pilotos continuam os mesmos. Quem sabe o Zonta não entre nesse grupo também, e então saberemos se a vitória na corrida do milhão foi o início de uma nova fase ou somente um lampejo.
ExcluirQuanto ao Losacco, fiquei muito feliz em vê-lo novamente acelerando um carro da Stock. Confesso que esperava que essa vaga na Officer fosse dele e não da Bia, mas acredito que uma ótima exibição amanhã possa impulsionar uma possível volta ao grid da Stock. O problema é que geralmente o pessoal fecha o patrocínio para a temporada toda, e numa equipe menor (em comparação aos times do Mattheis e do Meinha) quem paga tá garantido, independentemente dos resultados. Só resta a vaga na RC3 agora, então só vejo um caminho: Arrumar um caminhão de dinheiro para garantir a temporada e trabalhar forte para acertar o carro, e beliscar boas posições nas corridas.
Um grande abraço, e vamos ficar ligados na corrida de amanhã! Daqui a alguns dias vou soltar uma postagem sobre a participação e pilotos estrangeiros na Stock.