"Um espaço reservado para falar das lembranças, histórias e episódios dos mais de 60 anos de Mil Milhas Brasileiras. E de outras coisas mais!"

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Um clássico no meio do mais novos

Um veículo de 24 anos disputando uma Mil Milhas entre carros mais novos e ainda fazendo frente à eles? Esse fato ocorreu mais precisamente em 1995, quando os irmãos Douglas e Dener Pires prepararam um Porsche 911 T ano 1971 para disputar a 24ª edição da prova, realizada em 08 de Abril daquele ano. A preparação incluiu a troca do motor original por um 3.6 de 330 cv, derivado do modelo 964. A pilotagem ficou a cargo do trio André Lara Resende, Roberto Keller e Roberto Aranha. E o resultado foi animador: 3º lugar, atrás somente de outros dois modelos Porsche bem mais novos e com mais inovações tecnológicas.

O ótimo resultado levou os irmãos Douglas e Dener a trabalharem duro no carro durante meses, visando a próxima edição da prova. O carro recebeu diversos componentes - além da troca de motor por um mais potente - com o objetivo de torná-lo mais rápido e mais confiável para suportar as 12 horas de corrida e ter chances de levar o 1º lugar. Mais informações deste carro neste link e sobre a Mil Milhas de 1996 neste outro. Durante os treinos, o Porsche marcou o 2º melhor tempo, e na corrida assumiu a liderança logo na 1ª volta, vencendo a corrida após 12h12min15s. O trio do ano anterior - Lara, Keller e Aranha - foi reforçado com a participação do cineasta Walter Salles Jr.

Ausente em 1997, o carro voltou a ser inscrito na prova em 1998. Após largar na 2ª posição (com o tempo de 1min41s742), era um do favoritos à vitória, porém se envolveu em um acidente logo na 3ª volta da corrida, o que fez com perdesse tempo nos boxes para reparos emergenciais na carroceria, acabando com as chances de vitória. Na volta à disputa, acabou perdendo rendimento, e por conta de um incêndio na turbina abandonou a prova na 150º volta. Neste ano, a condução ficou por conta do quarteto André Lara Resende, Régis Schuch, Max Wilson e Flávio Trindade.

Em 2005, o Porsche voltava à ativa e com pintura azul, vermelha e prata que reproduzia a do Porsche 911 Carrera vencedor da Targa Florio de 1973. Conduzido pelo trio formado por Flávio Trindade, Maurizio Sala e Antônio Ermírio de Moraes Filho, o Porsche 911 - agora inscrito com o nº 71, em referência ao ano de fabricação do carro - largou na 15ª posição com o tempo de 1min43s741. A prova terminou para o Porsche às 04 horas da manhã, devido a um acidente sem maiores gravidades causado pela quebra da ponta de eixo da roda traseira esquerda, que se revelou subdimensionada para a maior aderência proporcionada pela suspensão, mais desenvolvida que a utilizada em 1996.







Largando na 2ª posição em 1998 (1º do lado direito da foto)

Liderando o pelotão na Mil Milhas de 1996



Em ação nos 500 Km de Interlagos

Inscrito com o número 69 nos 500 Km de Interlagos

Nenhum comentário:

Postar um comentário