Além de ter sido a última Mil Milhas Brasileiras disputada no traçado antigo de Interlagos, a 19ª edição, disputada em 21 de Janeiro de 1989, foi marcada pela volta dos carros importados à disputa da prova. Após 1970, eram permitidos apenas veículos produzidos no Brasil ou importados que já estivessem há muito tempo no país. As estrelas importadas da prova em questão foram: A Mercedes 190E 2.3 nº 48 pilotada pelo trio Raul Boesel/ João "Capeta" Palhares/Raymond Lourel, sendo este último piloto Francês e proprietário do carro, e o Porsche 944 Turbo nº 10 de Élio Seikel/Ricardo Cosac/Marcelo Gomide, sendo que o trio era participante do então Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos.
A corrida terminou para a Mercedes durante a madrugada, devido a um problema no circuito eletrônico da injeção/ignição, enquanto liderava a prova com Raul Boesel ao volante. O Francês Lourel não chegou a pilotar o carro.
Para o Porsche, a corrida teve contornos dramáticos. Após um dos frequentes acidente da prova (muito devido ao número excessivo de carros que largaram), a direção de prova resolveu fechar os boxes no momento em que o pace car entrou na pista. Por azar, justamente nessa hora o Porsche estava nos boxes, que fez com que ficasse parado por 2 voltas. Na volta à pista, os pilotos do Porsche ainda conseguiram recuperar 1 volta de vantagem para o líder (Zeca Giaffone, que havia assumido a liderança às 4:30 da manhã), mas não foi o suficiente para receber a quadriculada na liderança. A equipe do carro alemão ainda protestou junto à Comissão de Justiça da Federação Paulista de Automobilismo, mas o recurso foi julgado improcedente.
Os 10 primeiros da prova:
2º Porsche 944 Nº 10 Élio Seikel, Ricardo Cosac e Marcelo Gomide RJ – 203 voltas
3º Chevrolet Opala Nº 18 Camilo Christófaro, Camilo Christófaro Jr. e Américo Bertini SP – 197 voltas
4o Chevrolet Opala Geancarlo Mahieux, Franklin Lima e Rodolfo Pousa SP – 197 voltas
5o Chevrolet Opala Nº 8 Dimas Mello Pimenta, Walmir Benavides e Oscar Chanoski SP/SP/SC – 196 voltas
6o Chevrolet Opala Nº 82 Sílvio Gléria, Ricardo Steinfeld e Manoel “Manelão” Ferreira SP – 192 voltas
7o Chevrolet Opala Nº 27 Ênio Di Bonito, René Vanuci e Carlos Souza SP – 191 voltas
8o Passat Marcas Alvino Pereira, Marcos Paioli e Jindra Nicolau Kraucher SP – 188 voltas
9o Passat Marcas Nº 47 Fernando La Rocque, Fernando Montá e Gustavo Vieira SP – 187 voltas
10o Ford Escort Dedé Gomes, Paulo Lomba e Flávio Barros SP/RJ/RJ – 186 voltas
Fontes: www.speedonline.com.br e Revista Quatro Rodas, nº 344, Março de 1989, páginas 114 - 115
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