Em 2001, um carro chamou atenção por sua exclusividade nos treinos para a 29º edição das Mil Milhas Brasileiras. Tratava-se de uma Fiat Marea Weekend, um verdadeiro carro de família que teve seu desempenho posto a prova em Interlagos pela primeira vez. Para a estréia, a Marea teve as seguintes alterações:
A pilotagem ficou por conta dos jornalistas Ricardo Dilser, Eduardo Cunha e Douglas Mendonça, que terminaram a prova na 25ª posição na classificação geral, após largar da 43ª posição com o tempo de 2min01s977.
- Motor 2.0 20 válvulas turbo preparado para gerar potência máxima de 240 cavalos (ganho de 60 cavalos)
- Aumento da pressão do turbo de 0,8 bar para 1,1 bar.
- Remapeamento do módulo de injeção eletrônica para rodar com Avigás (gasolina de aviação de alta octanagem)
- Troca do disco de embreagem por disco de cerâmica
- Troca do sistema de freio original pelo conjunto (discos, pinças e pastilhas) do Alfa Romeo 166
- Rodas e Pneus slick aro 18
- Frente (para-choque, capô e laterais) substituída por peça única em fibra de vidro
A pilotagem ficou por conta dos jornalistas Ricardo Dilser, Eduardo Cunha e Douglas Mendonça, que terminaram a prova na 25ª posição na classificação geral, após largar da 43ª posição com o tempo de 2min01s977.
No ano seguinte, a Marea Weekend era inscrita novamente na prova, tendo como pilotos Eduardo Bernasconi, Douglas Picingher, Christian Gonçalves e Gabriel Marazzi. A performance foi ainda melhor, tendo a station wagon alcançado a 13ª posição na geral e a 4ª posição na categoria 1, perdendo apenas para dois Porsches (um deles foi o vencedor na classificação geral) e um protótipo Aldee. O tempo de volta na classificação ficou em 2min00s228, que a deixou na 50ª posição do grid.
A última participação da Marea Weekend nas Mil Milhas foi em 2003, ano em que a pilotagem do carro ficou por conta Eduardo Bernasconi, Ricardo Dilser, Eduardo Cunha e Alvino Pereira Jr. Com 308 voltas completadas, o carro alcançou a 12ª posição na classificação geral e a ótima 4ª posição na categoria 1, perdendo apenas para três Porsches GT3 (o vencedor, o terceiro e o quarto colocado).
Fontes: http://www.secco.com.br/garrett03.asp?id=230
http://www.autodynamics.com.br
http://www.bcws.com.br
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