"Um espaço reservado para falar das lembranças, histórias e episódios dos mais de 60 anos de Mil Milhas Brasileiras. E de outras coisas mais!"

domingo, 3 de fevereiro de 2019

Caravan "Canela" Luxo 1978 Rat Look


No mundo das quatro rodas, toda relação entre o homem e a máquina envolve sentimentos. Seja de amor, ódio, nostalgia ou desafio, quem realmente gosta de carro certamente tem uma história de vida ligada a uma determinada marca ou modelo, ou mesmo a mais de um modelo. E para o paulistano Paulo Fiori, de 26 anos, essa máxima continua prevalecendo, e de forma oficial, pois é presidente do Clube do Opala de Alagoas.

Fiori conta que desde criança seu sonho é ter uma Caravan, por influência direta de seu pai, que teve um modelo semelhante no passado. Aliás, a paixão pela linha Opala começou cedo, visto que já saiu da maternidade a bordo de exemplar ano 1972 na cor laranja!

O sonho de ter uma Caravan fora realizado há pouco mais de 01 (um) ano, quando adquiriu a "Canela", um modelo Luxo, ano 1978, motor 4 cilindros, com câmbio Clark 260 F, de 04 marchas, o famoso "caixa clec clec". O interior é monocromático, e a pintura externa, que deu origem ao apelidado, é oficialmente denominada marrom tâmara. O proprietário conta que o carro estava na Bahia, e veio para Maceió através de um amigo, que ao mostrá-la, fora surpreendido com a promessa: Essa vai ser minha.

E foi, logo após Fiori vender o seu Opala Diplomata 1986 vinho. Mas a história desse Diplomata em sua vida não se encerrou por ali, haja vista que fora posteriormente recomprado por Fiori, em meados de setembro de 2018, para ser dado de presente à sua esposa, estando em curso a merecida reforma.

Voltando à Canela, a mecânica ainda é original, porém o exterior já sofreu algumas alterações. Começando pelo jogo de rodas derivado do Opala SS 1974 (com o volante acompanhando), passando pelos faróis de milha amarelos, de época, e a pintura no melhor estilo Rat Look, que mistura pontos da pintura original, primer e aço da carroceria. O visual é de um carro que passa longe de ser aquele antigo comportado, de garagem, mas um autêntico Chevrolet com cara de quem já enfrentou e enfrenta muita coisa.

Para o futuro, os planos são de terminar a reforma da canela, refazendo a pintura na cor original, com a adição de mais alguns detalhes, como faixas no capô, pois a placa preta não faz o gosto do proprietário. A mecânica não sofrerá maiores alterações, no máximo um carburador de corpo duplo. Além disso, Paulo conta que vai cair na estrada com a Caravan, numa viagem com destino à São Paulo/SP, passando pelo interior do Estado e Brasília/DF, em visita aos irmãos feitos pela internet a partir do amor pelos carros. Boa sorte Fiori, estamos acompanhando a evolução da Canela!













Nenhum comentário:

Postar um comentário