Como já disse em mais de uma oportunidade, sou nascido, criado e residente em Maceió, Alagoas, chamada por muitos de "Miami Brasileira", modéstia parte (rsrsrsrs), tamanha a beleza natural. Mas hoje o assunto não é o turismo em Maceió, e sim, a paixão por carros antigos presente em nossa Capital.
Infelizmente não temos o prazer de receber competições automobilísticas há muito tempo, visto que as provas de arrancada disputadas no aeroclube em 2003 e 2004 (assunto que já foi objeto de matéria neste blog, no ano de 2014) foram os últimos eventos do esporte a motor sediados em Maceió. Porém, isso não é suficiente para que deixemos de nutrir o amor por carros e mecânica. Uma prova disso são os frequentes encontros e exposições de carros antigos e modificados sediados não só na Capital, mas também em cidades do interior, como Arapiraca e Penedo. Dentre estes eventos esporádicos, podemos citar o ENEVA - Encontro Nordeste de Veículos Antigos, ocorrido no mês de novembro de 2018 no estacionamento de um grande shopping da Capital.
Mas o que realmente une a galera é o encontro semanal (toda quinta-feira) que ocorre no estacionamento do bairro de Jaraguá, na parte baixa da cidade, com início após às 19:30. Entre carros antigos e modernos (rebaixados, com rodas grandes, som forte e modificações mecâncias e externas, para fugir do termo tuning), a conversa animada reúne membros de vários clubes de carros (Antigos AL, Cheiro de Môfo, Opala Clube de Alagoas e Chevette Clube de Alagoas, para citar os mais conhecidos), sempre sobre a melhor pauta: Carros!
E no meio de antigos de todas as idades e marcas, se destaca a figura de um super-herói das histórias em quadrinho: O Surfista Prateado! Mas calma, estamos falando de um personagem de carne e osso, ou melhor, aço, borracha e plástico. Trata-se do Volkswagen Fusca 1994 de Matheus Bortholacci, de 24 anos.
Matheus conta que ao completar 18 anos e ser aprovado no vestibular, seu prometido presente seria um carro, que ficaria à sua escolha. Com influências de suas avós, tios e pai, a escolha, naturalmente, recaiu sobre um VW Fusca, cujo modelo, inicialmente, seria dos anos 60 (mais especificamente um 1968, ano do modelo que pertence ao seu pai). Porém, ao descobrir que nos anos 90 fora retomada a produção do Fusca, e mais que isso, que no ano em que nasceu (1994) o "besouro" foi produzido, não houve dúvida: Tinha que ser um modelo 1994. E na cor prata!
Então mãos à obra, começa a pesquisa na internet por exemplares e o primeiro modelo avistado (literalmente) foi o que veio a ser escolhido. O 1994, prata, estava na cidade de Recife-PE, e veio para Maceió de guincho, em meados de 2012. Da época em que foi adquirido, pouca coisa mudou, senão a reforma completa do interior, que estava bem estragado, além da pintura (na cor preta) dos retrovisores, aros de farol e corujinhas. Externamente, completa o discreto visual, mas de bom gosto, um belo jogo de rodas aro 15 montado em pneus 195/60. A mecânica ainda é original (1600 cc), alimentada por um carburador, mas os planos próximos são de incluir uma preparação leve, de modo a não dificultar o uso do bólido no dia-dia.
Mas esse Fusca, além de ter nome famoso, é uma verdadeira personalidade, pois conta com canal no Youtube (Surfista Prateado Fusca), com mais de 3 mil inscritos, além de perfil no Instagram (surfistaprateadofusca) e adesivos para os amigos. É ou não é um artista?
Um parente fã (rsrsrsrs) |
Que lindo! Famosinho!
ResponderExcluirParabéns a você Matheus, ao seu Surfista Prateado e ao Ricardo Sarmento, pela matrmat.
ResponderExcluirMuito obrigado Sr. Nado e D. Euzenir! Quero fazer uma matéria com vocês e a Kombi tambrm, o que acham? Abraços
ExcluirRsrsrsrs eu sou o parente fã
ResponderExcluirKkkkkkkkkkkk, primo Fusca! O Billy Pow daria uma ótima história, o que acha de falarmos sobre ele? Abraços!
ExcluirSimpático o besouro. E que história legal!
ResponderExcluirVerdade, tinha que compartilhar com os leitores essa história!
ExcluirEsse brilho ofusca
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