"Um espaço reservado para falar das lembranças, histórias e episódios dos mais de 60 anos de Mil Milhas Brasileiras. E de outras coisas mais!"

segunda-feira, 31 de julho de 2017

VW Gol Turbo Super de Ricardo Bersani


A antiga categoria TBS - Tração Dianteira Turbo Super - do Campeonato Paulista de Arrancada, costumava reunir grandes nomes da modalidade, com seus bólidos preparados até o limite, tanto na parte mecânica, quanto no alívio de peso da carroceria. Dentre os figurões da TBS, chamada de Força Livre Tração Dianteira em outros campeonatos, estavam os VW Gol de Ricardo Uno (Jaburão), Everson de Camargo - carro que já foi assunto de matéria deste blog -, Marcelo Olímpio de Brito, e as VW Saveiro de Alexandre Lourenço e Fabian Guerreiro. E o VW Gol azul de Ricardo Bersani, o "Pudim", carro que sempre andou entre os mais rápidos, seja em São Paulo ou Curitiba.

O bólido em questão trata-se de um VW Gol ano 1991, que teve todo o seu interior e carroceria trabalhados para garantir baixo peso e melhor desempenho. O motor original deu lugar a um AP 2.0 8 válvulas, com bloco de Golf e cabeçote da versão GTI, auxiliada por um turbina .70, trabalhando com 2,5 kg de pressão e com resfriador de ar (intercooler). A receita inicial, feita pela oficina Motor Trade, era alimentada por um módulo de injeção eletrônica, auxiliado por oito bicos injetores que levavam o metanol ao interior da usina. Na época da estréia nas pistas, no final de 2001, a potência ficava em volta de 408 cv na roda. Posteriormente, com a adoção de um novo módulo de injeção eletrônica e acerto mais refinado, a potência foi elevada para 675 cavalos no motor e 540 na roda.

Dentre as vitórias em provas de arrancada, estão a 8ª etapa de 2003 e a 1ª etapa de 2004 do Paulista, além dos pódios conquistados nos anos de 2003 a 2005, ano em que o bólido deixou de aparecer nas provas, em razão de o proprietário ter montado um dragster.




Disputa em SP com o Gol de Marcelo Olímpio de Brito



Nenhum comentário:

Postar um comentário