Com o desenvolvimento do mercado automobilístico no Brasil, a partir da segunda metade da década de 50, as provas de longa duração passaram a ser um verdadeiro laboratório para as fábricas, e posteriormente, para as revistas especializadas.
Assim, não era difícil encontrar nas listas de inscritos para as Mil Milhas, sobretudo nos anos 90 e início dos anos 2000, veículos cujos pilotos faziam parte das redações de publicações como Quatro Rodas, Racing, Motor Show, Motor 3 e Autoesporte.
Na edição seguinte à realização da prova, o público saciava a sua curiosidade a respeito das experiências dos pilotos e do comportamento dos veículos na mais tradicional prova de longa duração do automobilismo brasileiro, repleta de armadilhas (chuva, neblina, carros mais lentos na pista, fadiga do equipamento e dos pilotos, etc.) que se manifestavam, sobretudo, durante a madrugada em Interlagos.
Uma história semelhante fora contada em abril de 2021, quando abordamos a participação de 02 Hyundai Scoupe na prova de 1993, pilotados por jornalistas da revista Autoesporte. A matéria completa vocês podem conferir neste link.
Mas no presente post, trago para vocês o registro da participação do Peugeot 205 GTI 1.9 na edição de 1994. Na ocasião, o pequeno esportivo francês fora pilotado pelo trio Célio Debes Jr./Egídio Chichola Micci/Roberto Koitla.
Cabe lembrar que no ano de 2001, o piloto Célio Debes Jr. voltou a disputar a prova a bordo de um modelo da marca francesa, neste caso, um 306 1.8.
Adendo: O piloto e amigo Rômulo Amorim, cuja história nas pistas foi contada nesse blog em outubro de 2019, após a leitura desse post, lembrou que esse carro ficou exposto em uma antiga concessionária da Peugeot aqui em Maceió/AL, a Calais veículos. Inclusive, algumas modificações de competição utilizadas no pequeno hatch esportivo, serviram de base para aquelas utilizadas em seu Opala de corrida.
Matéria produzida em parceria com o //blogdocarelli.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário