Continuando a retrospectiva sobre a retomada das Mil Milhas Brasileiras, falaremos hoje sobre a 38ª edição da prova, disputada em 23 de janeiro de 2021. Se a edição de 2020 foi cercada por incertezas, a prova seguinte sofreu um golpe ainda mais duro, pois estávamos sob um dos picos da pandemia de Covid-19 que deixou o mundo de cabeça para baixo.
A instabilidade trazida pela doença afetou não só a receita para a realização da prova, mas também a dúvida de que as datas designadas seriam cumpridas. Houve ainda a mudança na organização, pois a promotora Elione Queiroz passou a organização para Thiago Pereira, que por sua vez chegou a participar da corrida como piloto em um Honda Civic (que ficou pronto no dia dos treinos oficiais, diga-se de passagem).
Mas contra tudo isso, as Mil Milhas foram realizadas no dia 24 de janeiro, embora com mudança no horário da largada (seria à meia noite e acabou ocorrendo às 08h50m), algumas desistências e não comparecimentos, além da limitação em 10 (dez) horas de corrida, em razão da política de convívio social adotada pela Prefeitura Municipal de São Paulo para conter o avanço dos casos da doença. Só que antes da bandeira verde, ainda houve um susto nos boxes, pois o protótipo MRX nº 34 sofreu um incêndio, sem maiores danos.
Dada a largada, os 25 bólidos inscritos foram à pista, correndo dentro das possibilidades de suas equipes (briga pela vitória na geral, respectiva categoria ou participação no espetáculo). O certo é que o grid ainda reduzido para os padrões da prova (mas como o dobro de carros do ano anterior) foi protagonista de disputas dignas de aplausos, com direito à corrida com chuva a partir da metade da disputa, do jeito que uma Mil Milhas tem que ser.
Ao final, contando com quebras, paradas longas para reparos (a VW Brasília da equipe Mamba Negra teve o seu motor trocado, em virtude da quebra do bloco ainda na 2ª volta, causada por uma biela), rodadas, rodas voando (após 12 minutos de prova, o safety car foi acionado pela primeira vez, pois o BMW #64 da equipe MC Tubarão perdeu a roda traseira direita na descida do mergulho), passeios na brita, ultrapassagens, 19 carros cruzaram a linha de chegada, fechando mais um capítulo na história da prova, embora tenham sido dadas apenas 291 das 372 voltas previstas (por conta da limitação do tempo imposta pelas medidas sanitárias). Um fato inédito ocorrido nessa prova foi de o carro vencedor ter sido guiado por 05 (cinco) pilotos, quando máximo visto até então era de 04 (quatro).
O resultado final da prova (copilado do Blog do Carelli) ficou assim:
1º - #73 José Vilela / Leandro Totti / Eduardo Souza Pimenta / Guilherme Ghido / Léo Yoshi - Protótipo MCR 2.1 - Equipe LT Racing Team – Categoria P3 – 291 voltas
2º - #31 Leandro Guerra / Alexandre Zaninoto / Marcelo Camacho - Protótipo R1 - Equipe Guerra Motorsport – Categoria P4 – 287 voltas
3º - #46 Robbi Perez / José Cordova / Juliano Moro / Maurizio Sandro Sala - Protótipo Roco P3 - Equipe Roco Racing – Categoria P3 – 277 voltas
4º - #6 Caio Lacerda / Geovani Almeida / Humberto Guerra Jr. – Aldee Cupê VW - Equipe HT Guerra – Categoria P4 – 254 voltas
5º - #17 Otávio Carmacio / Rafael Kasai / Maurício Arias / Vinícius Salva - Chevrolet Celta - Equipe Oto Racing - Categoria TN1A – 249 voltas
6º - #115 Estevão Alexandre / Rogério Dudu / Honda Civic Si - Equipe Maguila Motors – Categoria TN1A - 249 voltas
7º - #32 Mauro Kern / Márcio Basso / Paulo Sousa / Wellington Cirino - Protótipo MC Tubarão - Equipe MC Tubarão – Categoria P2 – 248 voltas – volta mais rápida da prova: 1:39.689 (volta 88)
8º - #216 George Lisi / Riccardo Savio / Ricardo Parente - Chevrolet Corsa - Equipe Oto Racing = Categoria TN1A – 248 voltas
9º - #11 Bruna Tomaselli / Emilio Padron Ianez / Fernando Ohashi / Fernando Fortes / Henrique Assunção - Protótipo Hayabusa - Team Quarteto Fantástico & Mulher Maravilha – Categoria P3 – 241 voltas
10º - #14 A. Tavares / E. Teixeira / V. Lira / F. Cesario – Ford Fiesta – Categoria TN1A – 241 voltas – carro que ganhou mais posições desde a largada até o final da prova.
11º - #111 Rafinha Thiamer / Luiz Henrique / Mauricio Marchioni - Volkswagen Gol - Equipe MI Motors – Categoria TN1 – 233 voltas
12º - #64 Henry Visconde / Tiel de Andrade / Lucas Foresti - BMW M3 - Equipe MC Tubarão – Categoria GT4 – 229 voltas
13º - #3 Luciane Klai / Fernanda Aniceto / Renata Camargo - Volkswagen Voyage 1.6 - Equipe MI Motors – Categoria TN1 – 225 voltas
14º - #34 Mário Marcondes / Paulo Totaro / Márcio Mauro / Fábio Carbone - Protótipo MRX-Chevrolet 2.0 16V - Equipe Motorcar – Categoria P3 – 223 voltas
15º - #98 Nenê Finotti / Fábio Coelho / Marcelo Fortes - Volkswagen Passat - Equipe Coelho´s Racing / LF Competições / JR-Rodas – Categoria TN1 – 223 voltas
16º - #9 Ciro Paciello / Ricardo Alvarez / Evandro Camargo / Gelinho - Chevrolet Omega Stock Car - Equipe Big Power – Categoria TN1B – 198 voltas
17º - #84 Maurício Gonçalves / Marcelo Dias / Pedro Alexandre / Luiz Henrique - Volkswagen Gol 2.0 - Equipe MI Motors – Categoria TN1A – 197 voltas
18º - #74 R. Furquim / T. Soares / E. Souza - Protótipo Spyder 2.0 - Equipe LT Racing Team – Categoria P4 – 182 voltas
19º - #22 Tiago Regis / Ricardo Cimatti / Thiago Pereira - Honda Civic – Categoria TN1A – 157 voltas
20º - #63 Valter Fernandes / Marcos Fernandes / Marcos Nascar / Ricardo Domenech / Rogério Barbato - Chevrolet Astra V8 Stock Car - Equipe F&C Custom Garage – Categoria TN1B – 151 voltas
21º - #25 Ney Faustini / Ney Sá Faustini / Batistinha - Chevrolet Cobalt V8 Stock Car - Equipe Absoluta Racing – Categoria TN1B – 91 voltas
22º - #25 – Rodrigo Corbisier / Ricardo Gouveia – Chevrolet Corvette – Categoria GT3- 53 voltas
23º - #72 Deninho Casarini / Carlos Antunes / Marcelo Di Tripa / Marcelo Campagnolo - Protótipo MRX - Equipe Motorcar – Categoria P2 – 47 voltas
24º - #77 Edras Soares / Juarez Soares / Esdras Soares - Chevrolet Vectra V8 Stock Car - Equipe 2GO/HT Guerra – Categoria P1 – 37 voltas
25º - #96 Marcelo Servidone / Emerson Piedade / Luc Monteiro - Volkswagen Brasília - Equipe Mamba Negra – Categoria TN1A – 21 voltas
Alguns destaques da corrida
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